‘Amazônia Que Eu Quero’: fórum estimula ideias em estudantes do AP para o Caderno de Soluções 2024

O projeto ‘Canvas de Políticas Públicas’ faz parte do Amazônia Que Eu Quero da Rede Amazônica, e busca soluções para os problemas enfrentados no norte do Brasil. Na terça-feira (14), o projeto foi apresentado aos acadêmicos de farmácia e fisioterapia do Instituto Macapaense do Melhor Ensino Superior (Immes) do Amapá.

As melhores ideias elaboradas pelos acadêmicos, vão integrar o Caderno de Soluções 2024, do ‘Amazônia Que eu Quero’, que possui 50 propostas para soluções de problemas em educação, conectividade e turismo.

Representantes da Rede Amazônica, repassaram a metodologia e funcionamento. Em seguida, os estudantes foram para a prática, para desenvolver ideias que encontrem respostas para os desafios de suas respectivas comunidades.

O Lucas Pamplona, é acadêmico de fisioterapia e esteve participando da metodologia, ele contou sobre a ideia do grupo e proposta para resolução do problema.

“Pensamos em uma dificuldade regional e estadual, que seria a precariedade do acesso a saúde básica da comunidade ribeirinha do Amapá e a resolução seria com a ajuda das entidades públicas do estado, para levar conhecimento sobre saúde pra essas comunidades, e depois colocar em prática”, disse o estudante.

A intenção é que os estudantes saiam com a ideia concluída, mas que ela seja de fácil execução juntamente das esferas do executivo, legislativo e judiciário para que seja colocada em prática.

A Débora Holanda, que é a Coordenadora de Conteúdo do Amazônia Que Eu Quero, disse que a participação dos estudantes universitários, que enfrentam a realidade do cotidiano é de suma importância.

“Essa participação é muito importante porque eles são os futuros ou atuais profissionais que vão ou já atuam no mercado de trabalho e que sabem da realidade, das dificuldades e dos desafios. Eles trazem pra gente algumas perspectivas que muitas vez os especialistas não conseguem ver, então precisamos desse olhar diversificado”, disse.

O projeto já foi executado em duas instituições do Amapá, sendo o Instituto Federal do Amapá (Ifap) e Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Sobre o Amazônia Que Eu Quero:

Concebido em 2018, o Programa “Amazônia Que Eu Quero” é uma iniciativa da Fundação Rede Amazônica e Grupo Rede Amazônica que tem por objetivo promover a educação política por meio da interação entre os principais agentes e setores da sociedade, além do levantamento de informações junto aos gestores públicos e da participação ativa da população, por meio de câmaras temáticas estabelecidas pelo programa, como foi o caso da edição de 2023 que discutiu três eixos centrais Educação, Turismo e Conectividade no contexto Amazônico.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

No calendário nacional, São João no Parque Anauá conta com plano integrado de segurança

No total, 180 espaços de empreendedorismo foram disponibilizados para esta edição do São João no Parque Anauá e, para garantir a tranquilidade dos visitantes, as forças de segurança estão unidas em um plano integrado.

Leia também

Publicidade