O estado ainda receberá 16 mil doses voltadas para a população indígena
O Amapá recebe nesta segunda-feira (18) o primeiro lote de doses da CoronaVac, vacina do Instituto Butantan feita em parceira com o laboratório chinês Sinovac, destinada para a imunização contra a Covid-19. Em cerimônia simbólica em São Paulo, o ministro da saúde, Eduardo Pazuello, informou que os estados podem iniciar a vacinação ainda durante o dia.
As 15 mil doses destinadas para o Amapá, de acordo com distribuição proporcional feita pelo Ministério da Saúde, serão enviadas ao estado em voo da Força Aérea Brasileira (FAB). O estado ainda receberá 16 mil doses voltadas para a população indígena.
Depois que o governo federal entregar as vacinas aos estados, os governos estaduais irão se encarregar de levar as vacinas até os municípios em parceria com o Ministério da Defesa.
As caixas saíram do centro de distribuição de logística do Ministério da Saúde em Guarulhos, na Grande São Paulo.
No início da manhã, antes da reunião com Pazuello, o governador do Amapá, Waldez Góes, publicou nas redes sociais que a vacinação no estado deve iniciar ainda nesta semana.
Plano de vacinação
No fim de dezembro, o plano estadual de vacinação contra Covid-19 foi apresentado pelo governo. A aplicação das primeiras doses deve começar para 172 mil pessoas dos grupos prioritários. O processo será dividido em quatro etapas.
1ª etapa
Grupo prioritário: profissionais da saúde
Total de pessoas: 18.558
2ª etapa
Grupo prioritário: pessoas a partir de 60 anos e idosos institucionalizados
Total de pessoas: 69.168
3ª etapa
Grupo prioritário: pessoas com comorbidades
Total de pessoas: 21.721
4ª etapa
Grupo prioritário: trabalhadores da educação; trabalhadores das forças de segurança e salvamento; funcionários do sistema prisional e povos indígenas
Total de pessoas: 29.382
Outros grupos: trabalhadores dos transportes: coletivo rodoviário, metroferroviário, aéreo e portuários; povos e comunidades tradicionais ribeirinha; população privada de liberdade pessoas com deficiências permanente severa.
Total de pessoas: 32.544