Com queda de 30,6% na taxa de homicídios, Amapá é o estado que mais reduziu a violência em 2024

O Amapá registrou a maior redução proporcional de Crimes Violentos Letais Intencionais no país, com queda de 30,6%.

Amapá registrou a maior redução proporcional de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no país. Foto: Divulgação/GEA

Foi divulgado nesta quinta-feira, 24, no Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025 do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), que o Amapá registrou a maior redução proporcional de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no país, com queda de 30,6% na taxa de homicídios em 2024.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Amapá é o estado que mais reduziu a violência em 2024
Dados do Governo do Estado apontam que, somente em 2024, foram aplicados mais de R$ 1 bilhão em recursos estaduais e federais. Foto: Divulgação/GEA

Em 2023, a taxa estadual era de 64,9 mortes por 100 mil habitantes, e em 2024, esse dado caiu para 45,1. O impacto das ações nos primeiros meses do ano passado já eram visíveis, pois, em janeiro, a queda de CVLI superou 60%, e no primeiro semestre do ano, o índice apresentou redução de 32% em relação ao mesmo período de 2023, indo de 175 vítimas para 119.

“A expressiva diminuição da violência no Amapá reflete o esforço conjunto entre as forças de segurança pública, aquisições em inteligência policial, reforço no policiamento ostensivo e ações integradas de prevenção à criminalidade”, destacou o secretário de Justiça e Segurança Pública, Daniel Marsili.

Em 2023, a taxa estadual era de 64,9 mortes por 100 mil habitantes, e em 2024, esse dado caiu para 45,1. Foto: Divulgação/GEA

A evolução na redução dos números está diretamente vinculada a robustos investimentos em segurança pública. Dados oficiais do Governo do Amapá apontam que, somente em 2024, foram aplicados mais de R$ 1 bilhão em recursos estaduais e federais, distribuídos entre equipamentos, obras e valorização dos servidores da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Entre os anos de 2023 e 2024, aproximadamente 1,3 mil novos agentes foram nomeados, o que representou um reforço de quase 30% no efetivo da segurança estadual.

Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) e a utilização de drones e câmeras de alta definição no Amapá. Foto: Divulgação/GEA

Destacam-se também iniciativas que impulsionaram o combate eficaz ao crime, como a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) e a utilização de drones, câmeras de alta definição, operações de inteligência integradas e ações preventivas em áreas estratégicas 

“No período do estudo em questão, o Amapá chamou novos agentes e desde então, temos trabalhado com integração total entre as agências, e isso resgatou a sensação de tranquilidade para a população. A verdade é que o Amapá está mais seguro”, completou Marsili.

Município de Santana

Um dos exemplos mais significativos desse avanço foi registrado no município de Santana. Em 2023, a cidade liderava o ranking das mais violentas do Brasil entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. Este ano, caiu para a 18ª posição, com uma queda na taxa de MVI de 92,9 para 54,1 por 100 mil habitantes — uma redução de mais de 40%. Destaque para a atuação das forças policiais no município com a constante Operação Protetor, que satura áreas de forte influência do crime organizado.

O município com maior índice registrado em 2024 é Maranguape, no Ceará, com 79,9 mortes por 100 mil habitantes.

Anuário Brasileiro de Segurança Pública

Anuário Brasileiro de Segurança Pública se baseia em informações fornecidas pelas secretarias de segurança pública estaduais, pelas polícias civis, militares e federal, entre outras fontes oficiais da Segurança Pública. A publicação é uma ferramenta importante para a promoção da transparência e da prestação de contas na área, contribuindo para a melhoria da qualidade dos dados. Além disso, produz conhecimento, incentiva a avaliação de políticas públicas e promove o debate de novos temas na agenda do setor. Trata-se do mais amplo retrato da Segurança Pública brasileira.

Veja o Anuário Brasileiro de Segurança Pública abaixo:

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Futebol na Amazônia #3: saiba quais são os principais times e campeonatos que movimentam Roraima

Um modelo de resistência no futebol nacional, Roraima cresce no cenário nacional. Conheça a história do futebol roraimense:

Leia também

Publicidade