Agosto deve ter diminuição de chuvas e aumento na temperatura, aponta meteorologista do Amapá

No mês de julho, o NHMet registrou aproximadamente 145 milímetros de chuvas, que segundo o órgão, ficou dentro da média de precipitações esperadas para o período, que era de 180 milímetros

Os amapaenses devem aguardar diminuição das chuvas e aumento da temperatura para o mês de agosto. É o que aponta o Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (NHMET/Iepa). A estimativa é de até 100 milímetros de precipitações durante o mês em todo o estado, porém, deve chover de 50 a 60% disso.

Segundo o meteorologista e coordenador da Sala de Situação do Amapá (SSAP/NHMET), Jefferson Vilhena, o Amapá está saindo do período chuvoso e entrando no período de estiagem. Ele acrescentou que é neste período que se começa a observar os focos de incêndio no estado.

“Começamos a fazer esse monitoramento mais ostensivo nos focos de incêndio que aparecem devido à falta de chuva e aumento da temperatura”, detalhou.

O meteorologista ressalta que, como vai chover menos, a tendência é o registro de temperaturas mais altas ao longo do mês, e este aumento deve ser estender até outubro.

“Os amapaenses vão observar, a cada dia que passa, uma temperatura cada vez mais alta. Em um dia de julho, registramos 34°C. A estimativa é que possamos registrar 36°C em setembro”, frisou.

Julho

No mês de julho, o NHMet registrou aproximadamente 145 milímetros de chuvas, que segundo o órgão, ficou dentro da média de precipitações esperadas para o período, que era de 180 milímetros.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pará perde Mestre Laurentino; artista completaria 99 anos em janeiro de 2025

Natural da cidade de Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó, ele era conhecido como o roqueiro mais antigo do Brasil.

Leia também

Publicidade