Abrindo a programação do seminário “Manaus em Debate”, que este ano traz como tema “Manaus vista por outros, o professor, historiador e jornalista Juremir Machado da Silva, um dos convidados pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura), ministrará a palestra “Minha Manaus Imaginária”, em que dividirá sua interpretação sobre Manaus adquirida por meio das leituras de obras de autores amazonenses e suas visitas à capital. O seminário conta com apoio da Prefeitura de Manaus.
As leituras de livros que traziam em suas páginas a história de Manaus, bem como os mais famosos contos e lendas da Amazônia, da literatura presente e, ainda, descrições sobre a cultura e diversidade da região norte, convidaram o jornalista a conhecer a cidade manauara.
“Será interessante dividir com as pessoas o olhar que tenho sobre Manaus. As relações imaginárias que tenho de Manaus me aproximam mais da cidade, que muitos só conhecem pelas visitas nos pontos turísticos mais conhecidos. Essas relações foram adquiridas por meio das leituras de obras de grandes autores amazonenses, como Thiago de Melo e Márcio Souza. Outro autor que aguçou meu desejo em conhecer a região é João de Jesus Paes Loureiro, que conta historias de uma Manaus como Cidade das Águas”, disse Juremir.
Seminário
Trazendo para discussão os mais diversos olhares externos sobre a cidade de Manaus, o seminário Manaus em Debate acontecerá nos dias 1, 2 e 3 de maio, na Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT/UEA), situada na Av. Leonardo Malcher, na Praça 14 de Janeiro. O seminário contará com a participação do escritor e presidente do Concultura, Márcio Souza, e com a jornalista Ana Pardo como mediadores das discussões.
Na programação, mais dois temas serão levados ao debate. Na quinta-feira, (2), o convidado será o jornalista e doutor em literatura Antônio Carlos Hohlfeldt, com o tema “Minha Manaus Literária”. Já na sexta-feira, (3), será a vez da atriz Lucélia Santos, com o tema “Manaus em Cena”.