Nova edição do Festival Folclórico do Amazonas inicia nesta sexta-feira, no anfiteatro da Ponta Negra

A quatro dias para a estreia do mais tradicional festival folclórico de Manaus, os 69 grupos folclóricos das categorias Bronze, Prata e Bumbás Ouro Master estão com os preparativos a todo vapor para as apresentações no 63º Festival Folclórico do Amazonas, promovido pela Prefeitura de Manaus, e que acontecerá no anfiteatro do Complexo Turístico da Praia da Ponta Negra, Zona Oeste, do dia 9 a 20 de agosto.

 

Este é o terceiro ano que o festival será realizado em um dos principais cartões postais da cidade de Manaus. Além das apresentações dos grupos folclóricos, o festival também contará com a feira gastronômica comandada pelo ‘Rota dos Chefs’.

Foto: Ingrid Anne/Manauscult 

Ao todo, 66 grupos de danças, representados por suas respectivas ligas ou associações contemplados por meio de edital, participarão desta edição do festival, sendo 48 da categoria Prata e 18 da categoria Bronze. Além deles, os bois-bumbás Galante, Garanhão e Corre Campo também integram a programação.  

 

Entre as novidades este ano, atendendo a um pedido dos grupos folclóricos, o tradicional tablado para apresentações ganha novas dimensões, 17 x 20 m, com o objetivo de melhorar as performances das danças.

 

Atrações

 

Quadrilhas, cirandas, cacetinho, tribos, boi, danças nacionais, internacionais e nordestinas serão apresentadas pelos grupos na disputa de suas respectivas categorias. Neste ano, o corpo de jurados é composto pelo ator Fagner Coelho; a socióloga Maísa Arruda; o ator, diretor e produtor Michel Guerreiro; o cantor e compositor Robson Júnior; e o blogueiro e crítico cultural Sinny Lopes.

 

Em seus últimos ensaios e preparativos, a quadrilha tradicional ‘Festança na Roça’ se prepara para a apresentação no dia 16/8, com o tema “Luiz e Nazinha, uma história de amor no Sertão”. De acordo com o presidente Aldenor Saraiva, o grupo existe há 23 anos e já acumula sete títulos do Festival Folclórico do Amazonas, e, neste ano, o grande homenageado será o Rei do Baião, Luiz Gongaza.

 

“Trata-se da história sobre o primeiro amor de Luiz Gonzaga. Preparamos essa homenagem montando um repertório com muito carinho e conseguimos criar um começo, meio e fim emocionante. É uma forma também de lembrar sobre a importância do primeiro amor na vida das pessoas, enfatizar que não precisamos pular etapas”, disse Saraiva.

 

Os horários e a programação completa podem ser consultados no Portal Viva Manaus, pelo link https://vivamanaus.com/63o-festival-folclorico-do-amazonas-programacao.

 

Feira Gastronômica

 

Selecionada por meio do edital nº 005/2019, da Prefeitura de Manaus, a  ‘Rota dos Chefs’ deverá gerenciar as 30 barracas que irão compor a feira gastronômica do festival, operando com a venda de comidas e bebidas. As barracas ficarão localizadas próximas à arquibancada do anfiteatro e funcionarão durante todo o evento, iniciando a venda de produtos às 17h, com preços variando entre R$ 5 a R$ 15. No cardápio do festival, estarão comidas regionais e típicas dos festejos, como bobó de camarão, carne de sol, tacacá, farofa de camarão, milho cozido, pamonha, cachorro quente, batata frita, sanduíches, pizza, entre outros pratos.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pará perde Mestre Laurentino; artista completaria 99 anos em janeiro de 2025

Natural da cidade de Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó, ele era conhecido como o roqueiro mais antigo do Brasil.

Leia também

Publicidade