A Igreja Presbiteriana de Manaus (IPManaus) abre nesta quinta-feira (18) a série de cinco apresentações do musical “Paixão pela Vida”, que há 40 anos é realizado no período da Páscoa. O espetáculo será exibido no período de 18 a 21 e no dia 27 de abril (sábado), às 19h, na Sede Pedras Vivas, localizada na avenida Pedro Teixeira, 2650, Chapada. Para conferir o musical, basta levar um quilo de alimento não perecível, que será destinado a famílias carentes atendidas pela igreja na capital e no interior do Estado.
As músicas do roteiro são executadas ao vivo, enquanto o teatro e o corpo de dança retratam no palco cenas da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, com interpretação simultânea na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).
De acordo com o diretor geral do musical, Raimundo Ribeiro de Oliveira Filho, o “Paixão pela Vida” já faz parte do calendário cultural da cidade. “Em 2019 contamos com mais de 1.000 participantes, dos quais 99% são voluntários e atuam em diferentes áreas como coral, orquestra, teatro, coreografia, contrarregra, figurino e maquiagem”, explica.
Segundo Oliveira Filho, 10 mil pessoas devem assistir ao musical este ano, considerando a média de duas mil por noite já registrada nos anos anteriores.
Cidade Cenográfica
Montada na área externa do auditório principal, a Cidade Cenográfica é uma reprodução da cidade de Jerusalém, nos tempos de Jesus. Nela o público encontrará: mercado, olaria, carpintaria, tapeçaria, poço, uma casa tipicamente judaica, além de alguns personagens vestidos a caráter que interagem com os visitantes. É uma prévia do que acontecerá no decorrer da apresentação.
‘Prata da casa’
A maioria das canções apresentadas no espetáculo, as coreografias e os atos teatrais são criações dos membros da própria igreja igreja. No repertório, coral e banda passeiam por diferentes gêneros musicais, como rock, jazz, blues, MPB e música clássica, durante 1hora e 30 minutos de duração.
As cenas são fiéis às passagens bíblicas, que relatam os milagres de Jesus, os Seus diálogos com pessoas rejeitadas pela sociedade, a traição, a morte e a ressurreição de Cristo.
Mas não são apenas os “artistas” que se preparam para o evento. O musical movimenta um grande número de pessoas que trabalham nos bastidores, como Alimentação, Recepção, Estacionamento, Brigada de incêndio, Sonoplastia, Figurino, entre outras. “É um esforço coletivo para que o público reviva a história de Jesus e seja impactado pelo Seu amor”, resume Oliveira.
SERVIÇO
O quê: Musical Paixão pela Vida
Local: “Pedras Vivas” – Avenida Pedro Teixeira, 2650, Chapada (próximo ao Hemoam e à Arena da Amazônia)
Hora: 18h – Abertura dos portões da cidade cenográfica
18h30 – Liberação dos assentos
19h – Início da apresentação