FRAM lança projeto ‘Por Trás do Livro’ para apresentar escritores da Amazônia

Em alusão ao dia da Amazônia, a Fundação Rede Amazônica promove, nesta quinta-feira (5),  o projeto “Por Trás do Livro”, uma roda de conversa com escritores da região. Nessa edição, quem participa do encontro é o autor da trilogia “Amazon: Os Guerreiros da Amazônia”, Ronaldo Barcelos. O evento acontece a partir das 14h, no “Espaço Ler+1”, localizado no Shopping Manaus ViaNorte.

De acordo com a analista da Fundação Rede Amazônica, Rafaelle Nascimento, o projeto “Por Trás do Livro” é uma extensão do “Ler+1”, e tem o objetivo de aproximar os amazônidas da literatura. “Nossa missão é apresentar autores diferentes para o público que frequenta o Espaço Ler+1. Além de incentivar a leitura, vamos também debater a questão da preservação das florestas, afinal, a obra do Ronaldo Barcelos foca neste tema” , contou. 

Ronaldo é autor da saga ‘Amazon: Guerreiros da Amazônia’. Foto: Reprodução/Facebook 

Há 20 anos, Ronaldo Barcelos, visita as cidades da Amazônia. Dessa forma, ele se inspirou para criar a saga ‘Amazon’. Além dos livros, ele revelou que desenvolve várias ações na região, inclusive, em algumas escolas ribeirinhas. “Na realidade, utilizei cada viagem para me inspirar e desenvolver a história. Voltar para Manaus é muito bom, tenho uma parceria bacana com o Grupo Rede Amazônica, e claro, junto ao  Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (IDESAM)”, disse.

Além de conversar sobre a construção da obra ‘Amazon: Guerreiros da Amazônia’, Barcelos mostrará para o público presente o desenho animado que foi feito a partir do livro. “Cada viagem ao Amazonas é um aprendizado diferente. Por esse motivo, gosto de compartilhar o trabalho que desenvolvi inspirado na região”, contou o autor. 

Foto: Reprodução/Facebook

Heróis da Amazônia

‘Amazon: Guerreiros da Amazônia’ é uma trilogia do escritor Ronaldo Barcelos, que rendeu as obras “O Tempo da Luz”, “As Armaduras Sagradas” e “A Flor do Sol’. O projeto iniciou em 2000, e levou 15 anos para ser concluído. Os livros apelam ao público infantil por meio de super-heróis com poderes dos animais da Floresta Amazônica. A saga tem cunho educacional, ensinando as crianças sobre a importância de cuidar do meio ambiente.

Os interessados em ler os três livros e acompanhar os 10 episódios do desenho animado inspirado na saga  podem acessar o site oficial do “Amazon: Guerreiros da Amazônia”. O download é gratuito.

Sobre a FRAM

A Fundação Rede Amazônica é o braço institucional do Grupo Rede Amazônica, comprometida com a integração e desenvolvimento da Amazônia, com a missão de capacitar pessoas, articular parcerias e contribuir para o desenvolvimento social, ambiental e científico-tecnológico da região. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pará perde Mestre Laurentino; artista completaria 99 anos em janeiro de 2025

Natural da cidade de Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó, ele era conhecido como o roqueiro mais antigo do Brasil.

Leia também

Publicidade