No primeiro dia de exibição serão apresentados dois filmes: o curta “Vida de Cachorro”, de 1918, e “O Garoto”, de 1921.
“Vida de Cachorro” aborda superficialmente temas que ainda seriam melhor explorados pelo diretor em seus próximos filmes. Na trama, um vagabundo (Charles Chaplin) salva a vida de um cachorro na rua. Em “O Garoto”, uma mãe solteira percebe que não pode cuidar do filho recém-nascido e o deixa no banco de um carro de luxo com um bilhete pedindo que quem o achar cuide e ame o bebê. O veículo é roubado por dois ladrões, que, ao descobrir o menino, o abandonam. Um vagabundo (Chaplin) encontra a criança e, inicialmente, quer se livrar dela, mas diversos fatores sempre o impedem e, gradativamente, ele passa a amá-la.
A programação segue com a exibição dos filmes “O Circo”, “O Grande Ditador”, “Em Busca do Ouro”, “Luzes da Cidade”, “Tempos Modernos” e “Monsieur Verdoux”.
A gerente do Cine Olympia, Nazaré Moraes, diz que é importante que um cinema tão tradicional quanto o Olympia homenageie um dos precursores do cinema mudo. “À época em que eram lançados os filmes de Chaplin, o Olympia os exibia. Por muitos anos, esse cinema apresentou filmes silenciosos, então, até para reviver memórias do espaço é importante ter essa programação”, falou.
“Em homenagem a esse ator, roteirista e diretor preparamos esses sete dias de exibição, para lembrar o quanto Charles Chaplin foi importante para a história do cinema”, finalizou a gerente.
Os filmes serão apresentados a partir desta terça-feira, 21, às 18h30, e seguem até o dia 29, com exceção do dia 25, quando estará em cartaz a Sessão Fotoativa, com o filme “A Volta de Fordlandia”, às 16h30.
Programação de exibição dos filmes:
21/05 – Vida de Cachorro e O Garoto
22/05 – O Circo
23/05 – O Grande Ditador
24/05 – Em Busca do Ouro
26/05 – Luzes da Cidade
28/05 – Tempos Modernos
29/05 – Monsieur Verdoux
Os filmes serão exibidos de segunda a sexta-feira, com sessão às 18h30, e domingo, às 16h30. Entrada franca.