Maranhão tem 478 casos confirmados para o covid-19 e 32 óbitos; Estado já recebeu mais de 100 novos respiradores

A concentração maior de casos confirmados para o novo coronavírus está em pessoas com idades entre 30 e 39 anos.

O governo do Maranhão divulgou nesta segunda-feira (13) novo Boletim sobre a situação do covid-19 no Estado. Até o momento são 478 casos confirmados para o novo coronavírus e 32 óbitos pela doença. O número de recuperados chega a 68 pacientes.

A maior concentração dos casos está em São Luís, com 392 casos e 30 mortes, outras 21 cidades maranhenses também tem casos confirmados. Dos infectados, a maioria está na faixa de 30 a 39 anos, com 135 casos e de 40 a 49 anos, com 122 casos. As mulheres são maioria dos pacientes. 

Novos respiradores doados por empresas para combater a Covid-19 

Carregamento com novos respiradores. (Foto:Divulgação/Gov-MA)

O governador Flávio Dino anunciou a chegada de 107 respiradores ao Maranhão nos próximos dias. Os aparelhos foram comprados na China por meio de doações de empresários que se uniram ao Governo do Estado, sob articulações do secretário de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Simplício Araújo, para ajudar no combate ao Covid-19.

Os equipamentos, que chegaram na manhã desta segunda-feira (13), em São Paulo, serão destinados a pacientes com o vírus, instalados em hospitais públicos do Estado. De acordo com Simplício Araújo, além destes 107 equipamentos que chegam em breve, o Maranhão deve receber mais 80 até o dia 20 de Abril, junto com mais de 200 mil máscaras N95.

“O resultado da parceria entre poder público e iniciativa privada continua com mais essas doações à rede pública de saúde. Daqui a alguns dias chegam mais 80 aparelhos respiratórios para reforçar o enfrentamento ao vírus. Todo o Estado agradece o ato de solidariedade dessas empresas”, destacou.

O secretário e diversos empresários já movimentaram a arrecadação de mais de R$ 10 milhões em doações para a saúde do Maranhão, desde que foi anunciada a chegada do novo coronavírus no país. Além dos respiradores e das máscaras, a Seinc está recebendo doações de termômetros, álcool 70 e em gel, testes rápidos e serviços gratuitos a profissionais de saúde locais.

Empresas de vários segmentos fizeram as doações, como Ômega Energia, Alumar, Eneva, Grupo Mateus, EDP Linhas de Transmissão, Suzano, Gera Maranhão Energia, Universidade Ceuma, Heineken, Lavronorte, Fribal, Grupo Maratá, Comercial Rofe, Centro Elétrico, Potiguar, Roque Aço Cimento, Revest Com. e Serviços, COC, Dínamo Engenharia, Faculdade ISL Wyden, Vale, Canopus, Sinduscon, Silveira Engenharia, Dimensão Engenharia, Construtora Escudo, Lua Nova Engenharia, Alfa Engenharia, RJ distribuição, RBC Construções e Constans.

Já as empresas Agro Serra, Ambev, Grupo Maratá, FC Oliveira, Guaraná Psiu e Solar Coca-Cola se uniram e estão doando mais de 600 mil litros de álcool para unidades de saúde do Estado.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Instituto amazonense cria rede internacional de colaboração na Amazônia

As principais linhas de atuação da Rede Amazônica de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade irão girar em torno da troca de experiências e conhecimento entre as organizações internacionais.

Leia também

Publicidade