
MANAUS – Como parte das ações da Operação Ágata 10, o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) Carlos Chagas, em conjunto com a Fundação Alfredo da Mata, atende comunidades no Alto Solimões, no Amazonas. As equipes de saúde realizaram atendimento médico-odontológico aos moradores de três comunidades da região.
As lanchas ‘Negro’ e ‘Xingu’ transportaram os pacientes das comunidades Nossa Senhora Aparecida, São João do Tarará e São Cristóvão ao navio. A bordo do navio, os pacientes foram submetidos a uma triagem. Em seguida, passaram por inspeção dermatológica realizada pelo profissional da FUAM, Élbio Correa, como parte de um plano de busca ativa de casos de hanseníase.
Após este procedimento, os pacientes foram encaminhados para os atendimentos com médicos e dentistas e participaram de palestras educativas em saúde, com temas como higiene, verminoses e doenças sexualmente transmissíveis, ministradas pela oficial enfermeira do NAsH. Durante as palestras, foram realizados testes rápidos de HIV, hepatite e sífilis em alguns dos presentes.
