Crianças aprendem robótica brincando em workshop na Campus Party Amazônia

Crianças aprendem a construir robôs no Campus Kids, área dedicada aos pequenos.

A Campus Party Amazônia é uma experiência tecnológica que acontece entre os dias 11 e 15 de outubro no Studio 5 Centro de Convenções, em Manaus (AM), com palestras, workshops, shows, participações especiais, sem perder o foco nas questões ambientais e de sustentabilidade da Amazônia.

Um dos destaques da programação, no segmento de robótica, é a oficina ‘Robô inseto’, que oferece uma experiência divertida de criação e exploração da criatividade às crianças sob a ótica da tecnologia robótica.

O workshop faz parte do projeto social ‘Include’, que tem como objetivo implantar ou viabilizar laboratórios de tecnologias em comunidades de todo Brasil, levando para crianças e jovens, de maneira gratuita, acesso ao conhecimento sobre ferramentas digitais.

Foto: Naliel Rabelo

A facilitadora do workshop, Vanessa Costa, falou sobre a dinâmica de criação dos modelos robóticos que, aliadas a uma palestra educativa, destacaram a relevância do inseto e a importância da inclusão da lógica mecânica durante a infância.

“O inseto robô é uma forma de a gente brincar e ensinar as crianças um pouquinho de eletrônica básica e um pouquinho de lógica mecânica. A gente vai utilizar motor, vai utilizar circuitos eletrônicos com eles. A gente também faz uma palestra super educativa sobre a importância dos insetos com eles”,

explicou.

Foto: Naliel Rabelo

O visitante Aldemir Almeida, pai do pequeno David, de apenas cinco anos, contou que ficou impressionado com a estrutura do evento e falou sobre os motivos de ter levado o seu filho à oficina.

“Robótica é algo que desenvolve muito a mentalidade da criança, ele já faz aula de robótica na Manaós Tech, então, hoje eu trouxe ele pra conhecer a Campos Party. É algo que é impressionante, não só pra adulto, mas também para a criança”, concluiu.

Além da oficina ‘Robô Inseto’, o segundo dia de programação levou ao palco TecToy a apresentação do projeto ‘INMOOV, um Robô Humanoide em Desenvolvimento’ que abordou detalhes sobre o projeto Open Source, na área de robótica. 

Na ocasião, o público teve a oportunidade de conhecer mais sobre o INMOOV, construído a partir de componentes de corpo de plástico imprimíveis em 3D e controlado por microcontroladores.

Sobre a Campus Party Amazônia

A Campus Party Amazônia tem o apoio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus. Realização: Gouvêa Experience, Instituto Campus Party (ICP) e Fundação Rede Amazônica (FRAM). 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Fitoterapia brasileira perde a botânica e farmacêutica Terezinha Rêgo

Reconhecida internacionalmente, a pesquisadora desenvolveu projetos como a horta medicinal que beneficiou centenas de famílias periféricas no Maranhão e revelou revolta em caso que envolvia plantas amazônicas.
Publicidade

Leia também

Publicidade