Óleo de andiroba produzido por ribeirinhos do Amazonas é lançado nesta sexta (22), em Manaus

Educar para o uso de recursos naturais e investir no empoderamento de comunidades ribeirinhas para a gestão dos próprios negócios é um dos objetivos da Fundação Amazonas Sustentável (FAS). Resultado disso é o lançamento, nesta sexta-feira (22), do frasco de óleo de andiroba “Menino dos Óleos”, um produto florestal oriundo da empresa de processamento de óleos EBC Bauana, da comunidade do Bauana, no município de Carauari, a 788 quilômetros de Manaus, dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uacari, na região do Médio-Juruá.

Foto:Dirce Quintino/FAS

É de lá que vem o poder dos óleos vegetais amazônicos que abastecem a produção de cosméticos da gigante Natura, um dos principais clientes da EBC Bauana. Desta vez, ao invés de só produzirem, os ribeirinhos entram no mercado.

Três jovens técnicos em produção sustentável criaram e, agora, lançam o frasco de óleo de andiroba “Menino dos Óleos”, de 30 mililitros, resultado da inspiração, esforço e visão inovadora desses empreendedores.

A andiroba, fruto da árvore andirobeira, típica da floresta amazônica, é um ativo com o poder de restaurar e equilibrar os mecanismos de defesa da pele.

O lançamento acontece nesta sexta-feira (22), a partir das 12h, na sede da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), avenida Álvaro Braga, 351, Parque Dez, com a presença dos próprios ribeirinhos.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Amazonas pode sofrer com enchente da mesma magnitude que atingiu o Rio Grande do Sul? Especialista explica

Para ter uma dimensão da magnitude da enchente que ocorreu no estado gaúcho, grupos fizeram projeções da mancha de inundação sobre o mapa de diversas cidades, como Manaus.

Leia também

Publicidade