Conservação dos mamíferos aquáticos da Amazônia é retratada em documentário

O Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia (PMAA) lança documentário sobre as ações e atividades de pesquisa e sensibilização ambiental que o Projeto desenvolve para a conservação do boto-vermelho e peixe-boi da Amazônia, animais endêmicos da região amazônica que correm perigo de extinção. Confira a produção:

O documentário teve sua primeira exibição dia 19 deste mês no auditório da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), principal parceiro do PMAA, e reuniu pesquisadores, estudantes, amigos do Projeto e representantes da Petrobras, patrocinadora do Projeto.

“Estamos em um momento onde a Amazônia precisa muito da nossa atenção, e para o Projeto é de extrema importância conseguir sensibilizar a sociedade para a questão da vulnerabilidade dos mamíferos aquáticos, porque sabemos que a conservação é responsabilidade de todos nós”, comenta o diretor da Ampa, Ricardo Romero.

Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia

O Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia recebe o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e é executado pela Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa), tendo como principal parceiro o Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) do Inpa.

Segundo a coordenadora do PMAA e do LMA, a pesquisadora do Inpa Vera da Silva, que se tornou recentemente membro honorário da maior organização internacional de mamíferos aquáticos, o objetivo do Projeto é proteger as espécies-chave de mamíferos aquáticos e os ecossistemas aquáticos da Amazônia por meio dos estudos de ecologia, história natural e comportamento desses animais, além da integração com as comunidades ribeirinhas e uso sustentável dos habitats.

Foto: Divulgação

“Assim como incentivar a pesquisa para entender melhor a biologia e conservação de outros dois mamíferos aquáticos da Amazônia: tucuxi (Pteronura brasiliensis), e o boto vermelho (Inia geoffrensis)”, explica.

Sobre o documentário

A produtora responsável por produzir o documentário, acompanhou as principais etapas e ações que a equipe do PMAA realizou durante o semestre, obtendo cenas e imagens que surpreendem o espectador.

Etapas importantes do Programa de Reintrodução de Peixes-bois da Amazônia foram documentadas passo a passo para melhor compreensão do público. “A produção conseguiu acompanhar desde o resgate do filhote, a biometria, translocação para o semicativeiro e a etapa mais importante que é a reintrodução dos animais para os rios”, disse o diretor.

Um dos temas importantes retratados na produção é a importância ambiental que os dois mamíferos aquáticos possuem para o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos. “No filme é possível entender não apenas a problemática de ameaça que os animais sofrem, mas também sobre o papel ecológico que cada um tem”, finaliza Romero.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade