Comissão Nacional para Recuperação da Vegetação Nativa convoca sociedade civil

O objetivo do Conaveg é recuperar vegetações degradadas. Foto:Reprodução

Foi aberto nesta segunda-feira (15) o prazo para inscrição de candidaturas de representantes da sociedade civil organizada para integrar a Comissão Nacional para Recuperação da Vegetação Nativa (Conaveg). Serão eleitas quatro organizações, representando as seguintes regiões: Amazônia; Mata Atlântica e Pampa; Caatinga; e Cerrado e Pantanal.

Estão aptas a encaminhar candidaturas para integrar a comissão somente Organizações da Sociedade Civil (OSC) brasileiras, que tenham finalidade ou objetivos relacionados ao menos a uma das diretrizes da Política Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (Proveg) ou do Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (Planaveg). As regras e o calendário para a eleição estão publicados na Portaria 177/2017, do Ministério do Meio Ambiente.

As inscrições podem ser realizadas até 30 de maio deste ano, exclusivamente por meio eletrônico. Os interessados devem preencher o Formulário de Candidatura e acessar a Ficha de Pontuação, providenciar a documentação exigida pela Portaria e encaminhar e-mail para sociedadecivil-conaveg@mma.gov.br.

De acordo com o gerente de projeto do Departamento de Florestas e Combate ao Desmatamento do MMA, Gabriel Lui, “existe um grande desafio de recuperação colocado pelo Código Florestal, a partir do passivo que está sendo indicado pelo CAR, além das metas assumidas internacionalmente pelo Brasil no âmbito do Acordo de Paris”. Ele explica: “A Conevag é importante nesse sentido. Precisamos garantir as estratégias, mas sempre de forma bastante plural e participativa”.

Proveg

Instituída pelo Decreto 8972/2017, a Política Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (Proveg) tem como objetivo articular, integrar e promover políticas, programas e ações para recuperação de florestas e demais formas de vegetação nativa, além de impulsionar a regularização ambiental das propriedades rurais brasileiras, em uma área total de 12 milhões de hectares, até 31 de dezembro de 2030.

A Conaveg está prevista no Decreto 8972/2017 e tem como objetivo coordenar a implementação, o monitoramento e a avaliação da Proveg e do Planaveg. Presidida pelo MMA, a comissão será composta por representantes dos ministérios da Fazenda, Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Casa Civil, Planejamento, Ciência e Tecnologia, entidades estaduais e municipais de meio ambiente e da sociedade civil.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade