Quase metade dos consumidores do Acre não pagam conta de água

A inadimplência de consumidores acreanos com o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) é de 47%. Desde julho deste ano, os grandes devedores, com dívidas acima de cinco mil reais, estão sendo acionados na justiça.

Levantamento da autarquia mostra que 112 consumidores devem acima de 20 mil reais e outros 260 têm dívida entre 10 mil e 20 mil reais. São quase oito milhões de reais em dívidas. Segundo o diretor-presidente do Depasa, Moisés Diniz, a arrecadação é menor do que os custos.

“A nossa arrecadação mensal hoje gira em torno de 2,5 milhões. Nós gastamos só com produto químico, por mês, 2 milhões de reais.  E nós não temos como aumentar o preço da água porque a população é muito pobre”, afirma.

Foto: Gleilson Miranda / Secom Acre

Para o diretor, uma das hipóteses para a alta taxa de inadimplência está associada a uma questão cultural.  Diniz explica que em dezembro os consumidores com dívida inferior a 5 mil reais poderão negociar o débito com possibilidade de desconto e parcelamento.

Estudo do Depasa também mostra que 60% da água no Acre é desperdiçada. Os consumidores são responsáveis pela maior parte, 33%. Outros 20% de desperdício são ocasionados por problemas na tubulação.

O Depasa atende todos os 22 municípios do Acre. São 111 mil ligações, das quais 69 mil têm hidrômetros instalados.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Fitoterapia brasileira perde a botânica e farmacêutica Terezinha Rêgo

Reconhecida internacionalmente, a pesquisadora desenvolveu projetos como a horta medicinal que beneficiou centenas de famílias periféricas no Maranhão e revelou revolta em caso que envolvia plantas amazônicas.
Publicidade

Leia também

Publicidade