Operação controla incêndio em área de mata próxima a Alter do Chão

O Corpo de Bombeiros, em parceria com o Comando Militar do Norte, do Exército Brasileiro, controlou o incêndio que atingiu uma área de mata conhecida como Capadócia, que fica entre a localidade de Ponta de Pedras e a vila de Alter do Chão, em Santarém, no oeste do Pará. As chamas começaram no sábado (14) e avançaram para a rodovia Everaldo Martins.

Foto:Divulgação/Redes Sociais

Equipes do Corpo de Bombeiros foram deslocadas para a área. Militares que estavam de folga foram acionados para ajudar no trabalho. A ação ao longo do ramal teve como objetivo evitar que o fogo se propague para a comunidade de Ponta de Pedras. O problema maior é o clima seco, já que não chove na região há bastante tempo.

O trabalho é monitorado também por equipes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

O governador Helder Barbalho solicitou à Polícia Civil que abra inquérito para investigar as causas do incêndio.

Foto:Divulgação

Novo foco

Um novo foco de incêndio foi identificado pela equipe do Corpo de Bombeiros na região de Santarém, neste domingo (15). Cerca de 100 militares, brigadistas e homens do exército atuam na região para combater as chamas.

Segundo informações do comandante da corporação, Hayman Souza, o novo foco é em uma ilha próxima a Ponta de Pedras. O local é de mata fechada e difícil acesso. Por estar perto do rio, o vento atrapalha o trabalho dos agentes, já que facilita que as chamas se espalhem.

No local não há sinal de telefone celular, o que também prejudica a comunicação e o trabalho das equipes.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Amazonas pode sofrer com enchente da mesma magnitude que atingiu o Rio Grande do Sul? Especialista explica

Para ter uma dimensão da magnitude da enchente que ocorreu no estado gaúcho, grupos fizeram projeções da mancha de inundação sobre o mapa de diversas cidades, como Manaus.

Leia também

Publicidade