No Acre, Bujari terá nova medida de racionamento de água por causa da estiagem

Com o início do período de estiagem, o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento do Acre (Depasa) vai adotar, a partir da próxima segunda-feira (6), novas medidas de contingência para garantir o fluxo de distribuição de água para a cidade de Bujari, no Acre, que fica a 22 quilômetros da capital Rio Branco.

O município atualmente é dividido em duas zonas: cada uma recebe água um dia sim e outro não. Com essa nova medida, cada zona vai receber água um dia sim e dois dias não. Isso foi necessário, segundo Depasa, porque os reservatórios diminuíram consideravelmente nos últimos 30 dias.

O diretor de operações do departamento, David Melo, diz que essa situação é consequência da falta de chuvas no último verão, uma vez que o Igarapé Redenção – que abastece o reservatório de Bujari – parou de escoar desde então.

“O que acontece: em um local que você só tira água e não repõe, a tendência é que ele seque. Então essa medida visa de a gente preservar o máximo de água nesse reservatório pra ultrapassar esse período de verão”.

A expectativa é que a situação volte ao normal até novembro. O diretor ressalta que é importante que as pessoas usem a água com consciência já que o perigo de a região ficar desabastecida é real.

O Depasa estuda uma escavação do reservatório para aumentar a capacidade. O projeto foi enviado ao Banco Mundial e o governo espera a aprovação do orçamento para começar as licitações.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Cientistas aprimoram metodologia para reduzir impacto da mineração na Serra dos Carajás

Nova técnica pode ajudar a proteger ecossistemas que abrigam espécies que só existem em áreas ricas em ferro.

Leia também

Publicidade