‘Literatura em Foco’ está há 19 anos revelando grandes escritores da Amazônia

“Eu me lembro que o Amazon Sat nasceu ao lado do gabinete do Phelippe Júnior, em que trabalhavam um gestor, um produtor e apenas um jornalista: eu. Nesse momento, o doutor Phelippe Daou me contactou e me convidou para fazer um programa no canal, e eu topei a ideia. Assim nasceu o Literatura em Foco, que segue no ar até hoje, um esforço coletivo de uma equipe brilhante”. O relato é do professor, historiador e doutor honoris causa Abrahim Baze, que apresenta o programa desde fevereiro de 2000, no Amazon Sat.

Foto:Reprodução/Amazon Sat

O Literatura em Foco é um dos pioneiros do Amazon Sat e faz parte de um gama de programas preocupados com a educação, inovação e sustentabilidade, que é a proposta da Fundação Rede Amazônica (Fram), parceira do canal.

Abrahim Baze conta que o programa é um dos poucos no Brasil na linha, e o diferencial está em revelar grandes escritores da Amazônia.

“A proposta do Literatura é destacar toda a produção literária da Amazônia. Eu viajei toda a região, e alguns países do exterior mostrando livros de produção da Amazônia e entrevistando os autores. E no ano que vem comemoramos 20 anos no ar, de forma ininterrupta e sem repetir obras”, conta Abrahim.

Sobre a produção do Literatura em Foco, Abrahim conta que o começo foi difícil, mas o primeiro programa teve a presença do autor amazonense Mário Ypiranga Monteiro.

Foto:Reprodução/Amazon Sat

“O Amazon Sat ainda estava nascendo e dependíamos de toda a estrutura logística da TV Amazonas. Me lembro que o primeiro entrevistado do programa foi Mário Ypiranga Monteiro, onde gravei nos jardins do Palácio Rio Negro. E hoje somos um programa de referência nacional, e nossa pecualiaridade é conversar com autores que falam sobre a Amazônia”, ressalta o professor Abrahim.

Literatura em Foco

O programa inédito do Literatura em Foco vai ao ar todas as quintas-feiras, a partir das 10h30 (horário de Manaus), com reapresentações as segunda-feiras, 15h30 e 23h30, e as quintas-feiras, 18h30.

Amazon Sat

O Canal que é a cara e voz da Amazônia e do amazônida, pode ser assistido por mais de 50 cidades na região, por TV Aberta e a cabo.

Em Manaus (AM), canal digital 44.1, em Porto Velho (RO) no canal digital 22.1, em Boa Vista (RR) no canal 23.1, em Rio Branco (AC) no canal 31.1, e em Macapá (AP) no canal 29.1. Em Belém e Ananindeua (PA) pela Roma Cabo, canal 24, e pela NET, canal 22 ou através do youtube.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pesquisadores descobrem carta do fim do século 19 no Amapá atribuída a Cabralzinho

O general Cabralzinho tem desde 2021 o nome no Livro de Heróis da Pátria.

Leia também

Publicidade