Apenas 4,8% da população do Amazonas realiza trabalho voluntário, diz IBGE

A taxa de pessoas que realizam trabalho voluntário no Amazonas foi de 4,8% no Amazonas durante 2018. O número representou uma redução de 1,2% em dois anos. Os dados foram divulgados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad-Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta semana.

De acordo com os dados da Pnad-Contínua, a taxa de realização de trabalho voluntário no Amazonas foi de 4,8% em 2018 e apresentou redução progressiva desde 2016, quando a taxa foi de 6,0%. As mulheres realizam mais trabalho voluntário que os homens (5,6% e 4,0%, respectivamente).

Foto: Reprodução/Shutterstock

O total de horas dedicado a essa atividade foi de 7,6 horas, em 2018. Contudo, os homens dedicaram mais horas em trabalho voluntário que as mulheres (7,7h e 7,4h, respectivamente), semelhante ao que ocorre no país.

Por Grupo de Idade: O grupo de idade que mais realiza voluntariado foi de 25 a 49 anos (5,9%), seguido por pessoas de 50 anos ou mais de idade (4,7%) e por fim, jovens entre 14 e 24 anos (2,9%).

Por Grau de Instrução: O trabalho voluntário cresce com a escolaridade: sem instrução/fund. Incompleto (3,5%), fund. Completo/médio incompleto (3,8%), médio completo/sup. Incompleto (4,7%) e superior completo (10,2%).

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Fitoterapia brasileira perde a botânica e farmacêutica Terezinha Rêgo

Reconhecida internacionalmente, a pesquisadora desenvolveu projetos como a horta medicinal que beneficiou centenas de famílias periféricas no Maranhão e revelou revolta em caso que envolvia plantas amazônicas.
Publicidade

Leia também

Publicidade