Professor Daisaku Ikeda recebe título de doutor Honoris Causa da Ufam, em Manaus

O professor, filósofo, poeta e fotógrafo Daisaku Ikeda, líder da Soka Gakkai Internacional (SGI), uma das mais renomadas instituições não governamentais do mundo, será agraciado com o título de doutor Honoris Causa a ser concedido pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) nesta quarta-feira, 21, às 16h30, no auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais (FES). No ato, que terá a presença de autoridades locais, de gestores da Ufam e do consulado japonês, o reitor da Universidade Soka, Yoshihisa Baba, representará o laureado.

Foto:

A honraria será entregue pelo reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, durante a solenidade de assinatura do protocolo de intenções entre a Ufam e a Universidade Soka. A aproximação entre as duas entidades é no sentido de promover a mobilidade estudantil e fortalecer propósito de internacionalização da Federal do Amazonas. “Concretizar essa parceria com a Soka Internacional é, sem dúvida, um grande passo para a nossa Ufam, o que muito nos orgulha pela notabilidade dessa instituição japonesa”, comemora o professor Sylvio Puga.

Durante visitação do reitor japonês à Ufam, haverá a inauguração da sala que será destinada à gestão das atividades do futuro convênio, localizada no Centro de Convivência da Ufam, às 16h, no setor Norte do Campus Sede. Antes, a comitiva será conduzida numa caminhada pelas dependências da Universidade para conhecer a biodiversidade e a floresta no entorno das edificações.

Sobre o homenageado

Com formação eclética que abrange filosofia, educação e religiosidade, o professor Ikeda é um líder budista e um humanista completo. Nascido em 1928, ele cresceu durante o governo militar japonês durante a Segunda Grande Guerra, experiência que o conduziu à busca por erradicar as causas fundamentais do conflito humano.

Formou-se em Economia pela Escola Superior Fuji e, ainda em 1947, associou-se à Soka Gakkai. No ano de 1960, chegou à presidência da Instituição, passando a estruturar a sua presença em diferentes países e fazendo surgir a Soka Gakkai Internacional. Hoje, a SGI já chegou a cerca de 200 países realizando ações de favorecimento e bem-estar das pessoas ao redor do mundo.

Além disso, Ikeda fundou, ao longo dos anos, entidades educacionais e culturais, incluindo o Sistema Escolar Soka, a Associação de Concertos Min-On e o Museu de Arte Fuji de Tóquio. Pelo destaque ao promover paz, cultura e educação, ele já recebeu mais de 300 títulos como este que será oferecido pela Ufam e, inclusive, ocupa a cadeira de número 14 da Academia Brasileira de Letras (ABL), desde 1993, na condição de sócio correspondente.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Fitoterapia brasileira perde a botânica e farmacêutica Terezinha Rêgo

Reconhecida internacionalmente, a pesquisadora desenvolveu projetos como a horta medicinal que beneficiou centenas de famílias periféricas no Maranhão e revelou revolta em caso que envolvia plantas amazônicas.
Publicidade

Leia também

Publicidade