Itapiranga expande projeto de livros gratuitos para a população


Armanda Serrão, primeira-dama de Itapiranga. Foto: Portal Amazônia/Isaac GuerreiroMANAUSItapiranga é uma cidade do interior do Estado do Amazonas que fica a 339 quilômetros da capital Manaus. A cidade é a terceira em Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Estado. Desde 2009, a primeira-dama de Itapiranga, Armanda Serrão, apaixonada por literatura, toca em frente um projeto que oferece acesso gratuito à livros para a população  do município.
De acordo com ela, essa paixão pela literatura vem desde criança e já lhe rendeu graus de miopia. “Minha mãe desligava a lampada e eu procurava uma brechinha de luz que fosse para continuar lendo meus gibis. Acabei tendo que usar óculos para corrigir o esforço que eu fazia”.
Quando se tornou primeira-dama, Amanda viu na construção de uma praça na cidade, uma oportunidade de colocar sua paixão em prática. Foi então, que pediu ao prefeito, João Serrão, um lugar para criar o ‘espaço de leitura’. Com ajuda de parceiros e amigos, eles compraram o primeiro acervo que ficava disponível para a comunidade.Desde lá, a primeira dama de Itapiranga tem juntado esforços e procurado mais parceiros. “Nós procurávamos mais pessoas. No caminho, ganhamos um certificado do Unicef e isso acabou nos ajudando com a Fieam”. A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) tem um projeto chamado ‘Indústria do Conhecimento‘ que promove atitudes relacionadas ao ensino e aprendizado em vários lugares.
Através do Indústria do Conhecimento foi possível comprar um grande acervo que conta desde de livros infantis até livros para concurso e Vade Mecum. O objetivo é que esses livros possam ser usados pela população para melhoria da qualidade de vida. 
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

‘Uma noite no museu’: projeto possibilita visitação noturna e gratuita aos museus de Belém

O projeto recebe elogios em decorrência do horário, que facilita o acesso a pessoas que, por conta da jornada de trabalho, têm dificuldade em frequentar os espaços.

Leia também

Publicidade