Filme sobre indígenas da Amazônia pode ser indicado ao Oscar


Cena do filme “O Abraço da Serpente”. Foto: Divulgação/Ciudad LunasMANAUS – Filmes expressam o que quase sempre não pode ser vivido. É experimentar estar em outro corpo, em outro lugar, outra situação e ainda assim entender. “O Abraço da Serpente” tem esse mesmo objetivo. O filme colombiano apresenta o papel de Karamakate, um xamã amazônico que por acaso acaba encontrando um pesquisador americano que procura uma planta sagrada. Eles acabam vivendo uma jornada na Amazônia atrás dessa planta.
O filme está no shortlist, uma pequena lista de 9 filmes que podem ser indicados ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. A obra dirigida por Ciro Guerra é baseado nos relatos dos exploradores-pesquisadores Theodor Koch-Grunberg e Richard Evans Schultes. Além disso “O Abraço da Serpente” foi o único filme da America Latina a ser incluído na lista, ou seja, é o único que tem chances de ser indicado e premiado.

O filme foi rodado no Noroeste da Amazônia, na divisa entre o Brasil e a Colômbia. A obra demorou cinco anos para ser concluída, dois deles dedicados ao roteiro. O diretor Ciro Guerra primeiro iniciou sua aproximação documental com os povos amazônicos. Mas logo notou que os sonhos, a imaginação e a ficção eram muito importantes na cosmovisão indígena.
“O Abraço da Serpente” está no shotlist competindo com os filmes: Krigen (Dinamarca), de Tobias Lindholm; Miekkailija(Finlândia) de Klaus Härö; Le tout nouveau testament (Bélgica), de Jaco Van Dormael; Cinco Graças (França), de Deniz Gamze Ergüven; Labirinto de Mentiras(Alemanha), de Giulio Ricciarelli; O Filho de Saul (Hungria) de László Nemesreland; Viva (Irlanda), de Paddy Breathnach; e Theeb (Jordânia), de Naji Abu Nowar. Os cinco indicados ao Oscar serão conhecidos em 14 de janeiro, e os prêmios entregues na festa em 28 de fevereiro.
A obra tem 125 minutos de duração e foi feita através de uma coprodução entre argentinos e venezuelanos. A equipe de filmagem também contou com técnicos do méxico e do Peru.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Jogo sobre investigação ambiental criado no Acre será apresentado na Alemanha em 2026

Jogo no estilo puzzle que aborda exploração ambiental foi criado por acadêmicos do curso de sistemas de informação da Ufac e será apresentado na Alemanha em agosto de 2026.

Leia também

Publicidade