“Ópera em Rede”: Fundação Rede Amazônica realiza caravana com idosos e crianças em sessão exclusiva no Teatro Amazonas

Mais de 250 idosos e crianças participaram da ação.

A Fundação Rede Amazônica (FRAM) através do projeto Ópera em Rede realizou uma caravana com idosos e jovens estudantes na noite de quinta-feira (11) no Teatro Amazonas. Como parte do cronograma de ações do projeto, mais de 250 pessoas assistiram a obra “Piedade” escrita por João Guilherme Ripper em 2012.

“Estar no teatro é sempre uma ótima experiência Hoje eu vim convidada do projeto com a minha mãe de 90 anos e amamos a peça de Euclides da Cunha. Está sendo uma experiência incrível para nós”, disse dona Guadalupe Soares, que faz parte do Parque Municipal dos Idosos.

Segundo a diretora administrativa da Fundação Rede Amazônica (FRAM), Marcya Lira, o objetivo da ação é aproximar o público ao estilo musical- ópera. “O Ópera em Rede é claramente um projeto que busca popularizar o gênero. Aqui no teatro, eles ganham a oportunidade de apreciar a arquitetura desse teatro e também ver a história através da ópera. E veja que legal, idosos com histórias construídas e crianças que estão começando a sua história podem ter a oportunidade de brincar, se divertir e conhecer a arte do teatro de perto”, disse.

Esta é apenas uma das ações do cronograma do projeto “Ópera em Rede”. Até o final de junho, serão realizadas audições e um mostra de canto lírico com participação de crianças de 7 a 17 anos, além de pocket shows em Manaus e outros municípios.

“Temos um cronograma repleto de atividades, entre elas a mostra de canto lírico que prorrogou as inscrições para crianças de 7 a 14 anos e abriu novas inscrições para jovens de 15 a 17 anos. Teremos também um espaço para levar ópera para o público e pocket shows que vão chegar a municípios próximos da capital”, explicou Marcya.

Conheça o projeto Ópera em Rede

Em alusão aos 25 anos do “Festival de Ópera”, a Fundação Rede Amazônica (FRAM) lançou o projeto “Ópera em Rede”, em parceria com a Secretaria de Economia e Cultura Criativa e do Governo do Estado do Amazonas. Com o objetivo de popularizar a ópera através de ações culturais e sociais para pessoas em situação de vulnerabilidade, o projeto é composto por exposição de ópera, pocket shows e ações socioambientais como plantio de árvores, doações de alimentos e uma campanha de combate à fome.

“O projeto vem para popularizar mais o gênero que é muito distante e para comemorar os 25 anos do festival que é tão interessante e que traz tanto brilho para a nossa região. A intenção é levar o ritmo através de ações para pessoas em situação pouco favorável. A gente tem que olhar para a cultura, mas sem perder de vista a situação social e ambiental, então a gente entende que além de levar o acesso à cultura, a gente tem que levar conscientização sobre alguns temas que são relevantes para a fundação”, explica a diretora executiva da Fundação Rede Amazônica, Marcya Lira.

Sobre as máquinas de reciclagem

Em mais uma ação do projeto “Ópera em Rede”, a Fundação Rede Amazônica (FRAM) lançou as máquinas reciclagem – responsáveis por realizar a trocanelas é possível trocar materiais como garrafas plásticas, de metal ou papelão por pontos que podem ser convertidos em por brindes ou em doações para instituições sociais .

A primeira máquina foi instalada no complexo do Grupo Rede Amazônica (GRAM) localizado no bairro Aleixo e outras duas nos supermercados: DB da Paraíba e Empório DB da avenida Recife, ambos no Adrianópolis.

Como participar?

As máquinas possuem uma entrada para o descarte de resíduos, e uma tela com as informações necessárias para o uso como: o que descartar, onde descartar e a contagem de pontos. Para participar basta se cadastrar no aplicativo “Ambipar Triciclo”.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Bolívia lança ‘Rota dos Museus Rumo ao Bicentenário’ para fortalecer turismo

Através do bilhete único, visitantes podem conhecer o Museu Nacional de Arte (MNA), o Museu de Etnografia e Folclore (Musef) e a Casa Museu "Inés Córdoba y Gil Imaná".
Publicidade

Leia também

Publicidade