“Inova Amazônia”: FRAM estará presente no evento destacando Inovação e Sustentabilidade

A conferência promove conexões e networking entre negócios que requerem uma abordagem desafiadora

Manaus vai receber a primeira edição do Inova Amazônia nos dias 9 e 10 de maio. O evento acontece no o Centro de Convenções Vasco Vasques e a conferência vai expor mais de 80 negócios da região focados em promover discussões e práticas sustentáveis de uso da terra, conservação da biodiversidade e desenvolvimento econômico que respeite os ecossistemas amazônicos e as comunidades locais. Dentre os mais de 80 negócios da região que estarão em destaque, a Fundação Rede Amazônica marca presença no stand do Grupo Rede Amazônica, representando não apenas seu compromisso com a região, mas também sua visão inovadora e sustentável para o futuro da Amazônia.

Foto: Divulgação

Com um olhar atento às necessidades e desafios enfrentados pela região, a Fundação Rede Amazônica vai destacar as iniciativas que visam o equilíbrio entre o crescimento e desenvolvimento da região. De acordo com a diretora-geral da FRAM, a presença no “Inova Amazônia” representa, portanto, um compromisso renovado com a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento regional.

“A participação da Fundação Rede Amazônica no ‘Inova Amazônia’ é um marco significativo para nós, destacando nosso compromisso contínuo com a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento regional. No local o público poderá ter acesso e será convidado a conhecer o novo escopo da FRAM e acredito que essa será uma grande oportunidade para apresentarmos também os nossos resultados no que se refere ao nosso trabalho no terceiro setor”, destacou Mariane Cavalcante, diretora-geral da FRAM. 

A conferência promove conexões e networking entre negócios que requerem uma abordagem desafiadora, como a de levar em consideração tanto as oportunidades econômicas quanto os desafios ambientais e sociais únicos da região amazônica. O Inova Amazônia é uma realização do Sebrae, com apoio do Governo do Amazonas e parceiros como a Vale, a AL-Invest Verde, a Finep e a Rede Amazônica. De acordo com o diretor-técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, o evento do Inova Amazônia é uma excelente oportunidade para estimular o surgimento de soluções sustentáveis e fortalecer ainda mais o empreendedorismo na região.

“Manaus será o epicentro deste encontro, que reunirá diversos atores nacionais e internacionais comprometidos com a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico responsável da Amazônia. Reconhecemos o potencial local para liderar a bioeconomia global, e o Inova Amazônia é uma plataforma extremamente importante para explorar novos modelos de negócios, produtos e serviços que valorizam nossa região e sua biodiversidade única”, salientou Bruno.

Para a superintendente do Sebrae Amazonas, Ananda Carvalho Normando Pessôa, o evento é um reconhecimento desse protagonismo do ecossistema de inovação dos negócios locais.

“Sabemos que a região amazônica tem uma vocação natural para a bioeconomia. Afinal, temos o bioma com a maior biodiversidade do mundo. Isso abre portas para novos modelos de negócios, para a descoberta de novos insumos e para a inovação no sentido mais amplo.”, destacou Ananda.

O Inova Amazônia é um exemplo de estratégia focada em fomentar, apoiar e desenvolver pequenos negócios, startups, empreendimentos e ideias inovadoras alinhadas à bioeconomia que tenham como premissa a atuação direta ou indireta para preservação ou uso sustentável dos recursos da biodiversidade do bioma. No total, já foram investidos R$ 23 milhões em ações de aceleração, bolsas, eventos, Sebraetec e missões internacionais. 

Desenvolvimento sustentável com inovação
Para impulsionar o mercado da bioeconomia na região, o Sebrae conta com programas que estimulam o desenvolvimento de produtos e serviços sustentáveis por startups e pequenas empresas. Com o objetivo de estimular essas soluções, a instituição desenvolve, desde 2022, o Inova Biomas, uma iniciativa que visa promover o desenvolvimento sustentável e a inovação nos biomas brasileiros por meio do suporte e incentivos para o surgimento e o crescimento de negócios que estejam alinhados com a conservação ambiental, a valorização da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais. Outro destaque é o Programa Catalisa ICT, que tem como objetivo promover a geração de novos negócios a partir do conhecimento científico e tecnológico gerado pelos Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs).

Sobre o Sebrae: 

O Sebrae no Amazonas é uma sociedade civil sem fins lucrativos, constituída por escritura pública, sob forma de Serviço Social Autônomo do Governo Federal, criado com a finalidade precípua de indução do desenvolvimento das micro e pequenas empresas, com vista à melhoria do seu resultado e ao fortalecimento do seu papel social. É regulamentado por estatuto próprio, consoante o disposto no Decreto nº 99.570, de 09/10/1990, integra o Sistema Nacional Sebrae, atuando no Estado do Amazonas como executor de programas e projetos em prol do desenvolvimento das micro e pequenas empresas, tendo sede e foro no cidade de Manaus.

Sobre a Fundação Rede Amazônica:

A Fundação Rede Amazônica, é o braço institucional do Grupo Rede Amazônica, atua há 39 anos com os objetivos de capacitar pessoas, articular parcerias, desenvolver projetos e programas que contribuem para a proteção e desenvolvimento da Amazônia.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

O futuro incerto dos botos da Amazônia no meio de uma seca histórica

Este ano, a seca dos rios amazônicos já é pior que a de 2023, quando 209 botos-cor-de-rosa e tucuxis foram encontrados mortos no Lago Tefé, no Amazonas, em grande parte devido ao superaquecimento das águas.

Leia também

Publicidade