Ministério da Justiça autoriza uso da Força Nacional para combater crimes ambientais no AM

Reforço será utilizado na Operação Arpão, na calha do Rio Negro e Solimões, por um período de 45 dias

Uma portaria publicada na terça-feira (12) pelo Ministério da Justiça autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio ao Governo do Amazonas em ações de combate aos crimes ambientais e tráfico de drogas. O reforço será utilizado na Operação Arpão, na calha do Rio Negro e Solimões, por um período de 45 dias.

Foto: Reprodução/Policia Federal do Pará

No texto, o Ministério informa que o prazo do apoio prestado pela Força Nacional de Segurança Pública poderá ser prorrogado, caso seja necessário. Não há detalhes sobre o efetivo que será utilizado, mas a nota informa que o contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela Força Nacional, que deverá ter o apoio logístico e infraestrutura oferecidos pelo governo do Amazonas.

Ainda conforme a portaria de número 31, o governo do Amazonas poderá solicitar uma prorrogação do período de auxílio da Força Nacional de Segurança se houver necessidade.

A Operação Arpão faz menção à base de segurança fluvial instalado pelo governo na região conhecida como “corredor do tráfico” no Amazonas, na altura da cidade de Coari, no médio Solimões.

Apreensão recorde

Em dezembro, a Polícia Federal fez uma apreensão recorde de madeira irregular. Foram 43 mil toras ao longo dos rios Mamuru e Arapiuns, na divisa do Pará com Amazonas. Apesar da apreensão, ninguém foi preso na ação. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Bolívia lança ‘Rota dos Museus Rumo ao Bicentenário’ para fortalecer turismo

Através do bilhete único, visitantes podem conhecer o Museu Nacional de Arte (MNA), o Museu de Etnografia e Folclore (Musef) e a Casa Museu "Inés Córdoba y Gil Imaná".
Publicidade

Leia também

Publicidade