Governo do Amazonas transfere mais 16 pacientes para Recife nesta segunda-feira

O Amazonas, a somar com a transferência de hoje, contabiliza 277 pacientes que foram levados para outros Estados


O Governo do Amazonas realizou, na noite desta segunda-feira (25), a transferência de mais 18 pacientes com Covid-19 para tratamento em Recife, capital de Pernambuco. A transferência é efeito de uma força-tarefa realizada pelo Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal e objetiva melhorar o fluxo de atendimento na rede pública de saúde.

Dois pacientes foram removidos do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Platão Araújo, dois do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Alvorada e mais dois do SPA Coroado, além de outros 10 do HPS 28 de Agosto. A aeronave com os pacientes decolou às 20h25 do Aeroporto Ponta Pelada, localizado no bairro Crespo, Zona Sul de Manaus.

Foto: Divulgação

Entre os pacientes transferidos nesta noite, estava o senhor Gilberto Martins. A esposa dele, Janira Silva, 52, aguardava ansiosa a transferência do marido e acredita que esta é uma grande oportunidade de recuperação para ele.

“O meu marido vai ser transferido. Ele teve essa oportunidade e, se Deus quiser, ele vai voltar curado. Eu tenho fé em Deus que vai dar tudo certo na viagem. Todas as pessoas que estão saindo daqui para outro Estado, estão vindo curadas e eu tenho fé que ele também”, comentou.

A gerente de Hospitais e Apoio a Fundação da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Fabiana Maciel, como elegem os pacientes para a transferência.

Foto: Divulgação

“A primeira avaliação é feita pelo médico ainda na unidade para ver se o paciente tem perfil e condições clínicas para viajar. Após essa classificação, o serviço social faz a abordagem com a família e o paciente, para saber se há o interesse de ser transferido para outro Estado. Se aceitar, eles assinam um termo de consentimento, é feito a cópia do prontuário e inserido no Sistema de Transferência”, explicou.

Fabiana contou ainda sobre a avaliação médica para concluir a transferência. “Eles são avaliados antes de entrar na ambulância e, quando chegam no aeroporto, antes do embarque, passam novamente por verificação com os médicos que irão acompanhá-los no avião durante a viagem. Tudo isso é importante para resguardar a saúde do paciente”, completou.

O Amazonas, a somar com a transferência de hoje, contabiliza 277 pacientes que foram levados para outros Estados para a conclusão do tratamento de Covid-19. Esse processo teve início no dia 15 deste mês. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Amazonas pode sofrer com enchente da mesma magnitude que atingiu o Rio Grande do Sul? Especialista explica

Para ter uma dimensão da magnitude da enchente que ocorreu no estado gaúcho, grupos fizeram projeções da mancha de inundação sobre o mapa de diversas cidades, como Manaus.

Leia também

Publicidade