Transporte público é o principal problema de Manaus na avaliação de turistas

Segundo 61,9% dos turistas de origem estrangeira a viagem à cidade de Manaus atendeu plenamente suas expectativas. Por outro lado, para 76,2% dos turistas nacionais, a principal insatisfação foi o transporte público. Esses são alguns resultados apresentados no Relatório Mensal da Pesquisa do Comportamento do Turismo na Região Metropolitanta de Manaus, divulgado no último dia 18 de outubro pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM).

Em relação ao tempo que o turista nacional pretende ficar em Manaus, a média (50%) ficou em 15 dias, com no mínimo 4 e máximo de 10 dias. Para o Estado do Amazonas, a mediana também ficou em 10 dias. Já em relação ao turista estrangeiro, a mediana de permanência em Manaus ficou em cinco dias, com no mínimo quatro e máximo oito.

Amigos e parentes (68,9%), seguidos da internet (33,0%), foram os principais motivos que induziram os turistas brasileiros a visitar Manaus. O mesmo foi observado em relação os turistas estrangeiros, com 36,4% e 31,8% respectivamente.

Grau de satisfação

Na análise do grau de satisfação do turista brasileiro que visita Manaus, os cinco itens com maior nível de satisfação foram o aeroporto (94,6%), a gastronomia (84,3%), hospitalidade manauara (78,3%), hospedagem (66,0%) e serviço de taxi (61,9%). Já os itens que geraram a maior insatisfação foram o transporte público (76,2%), asfaltamento (68,9%), limpeza pública (68,9%), segurança pública (64,2%) e telecomunicações (54,7%).

Em relação ao turista estrangeiro, os destaques positivos foram os atrativos naturais, culturais, hospitalidade manauara e gastronomia, todos com percentual de 100,0%. Por outro lado, o asfaltamento (22,7%), transporte público (22,7%), limpeza pública (18,2%), segurança pública (13,6%), sinalização e informações turística (13,6%) e hospedagem (13,6%), foram os serviços que geraram a maior insatisfação. De maneira geral, a avaliação geral de Manaus foi satisfatória tanto na opinião do turista nacional, quanto estrangeiro, com percentuais de 91,4% e 100,0%, respectivamente.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Fitoterapia brasileira perde a botânica e farmacêutica Terezinha Rêgo

Reconhecida internacionalmente, a pesquisadora desenvolveu projetos como a horta medicinal que beneficiou centenas de famílias periféricas no Maranhão e revelou revolta em caso que envolvia plantas amazônicas.
Publicidade

Leia também

Publicidade