3ª edição da Feira do Livro de Manaus recebe autores nacionais e locais

MANAUS – Consolidada no calendário do manauense, a capital do Amazonas recebe a terceira edição da Feira do Livro de Manaus (FLIM) entre os dias 7 e 12 de outubro. Os amantes do universo literário poderão compatilhar momentos de vivência com os autores, entre outras atividades, no Studio 5 Centro de convenções, na Zona Sul da cidade. A segunda edição recebeu 62 mil visitantes em cinco dias.
Mais de 60 mil pessoas visitaram a segunda edição da feira que oferece literatura para todas as idades. Foto: Clarissa Bacellar/Portal Amazônia
Entre os diversos convidados, a terceira FLIM vai contar com a participação do publicitário, escritor e roteirista paulistano Frederico Elboni, autor dos livros ‘Um Sorriso ou Dois – para as mulheres que querem mais’ e ainda o mais recente ‘Meu Universo Particular’. Elboni assina como roteirista do programa ‘Amor & Sexo’, apresentado por Fernanda Lima, na Rede Globo. 
Além disso, o autor mantém um blog chamado ‘Entenda os Homens’, no qual tem inspiração nas cenas do próprio cotidiano. Os críticos consideram seus textos inteligentes e divertidos, uma vez que também descrevem o dia a dia da mulher moderna. Só em 2014, bateu mais de cinco milhões de acesso por mês.
Outro convidado é o paraibano Janderson Lopes mora em Manaus há mais de dez anos. Ele divide a função de Tenente do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, com a de escritor. É dele o livro de ficção científica ‘Guardiões da Humanidade – O legado do Falcão’, que tem como enredo a aventura intergalática de Peter Hawkson. Na obra, o Teatro Amazonas representa a baixa-Manaus, uma cidade antiga e alagada, onde mora Peter, um jovem que após ser salvo da morte iminente descobre que possui poderes sobre-humanos.
Literatura amazonense 
A FLIM incentiva autores da literatura produzida no Amazonas. Por isso, a terceira versão vai contar com a participação do professor doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Sérgio Freire, pelo livro ‘Amazonês: expressões e termos usados no Amazonas’, e ainda pelos estudos em ‘Linguagens, Mídias Sociais e Análise do Discurso’.
O tema reliogioso também tem espaço na feira, com a exposição das ideias do Pastor David Hatcher, da Nova Igreja Batista, estudioso na área de casamentos e família. E da obra ‘O Valor dos Provérbios’ do jornalista e escritor Rômulo Sena.
Entre outros convidados, a feira vai contar com a presença do novo poeta (no amplo sentido da palavra) Pedro Calheiros, de 12 anos de idade, que vai declamar alguns poemas de sua autoria.
Novidades
Nesta edição as escolas vão ter a oportunidade de fazer apresentações de talentos. Haverá exposição de desenho dos alunos das escolas participantes, que receberão um certificado de participação, congratulações pelo desempenho e ainda farão fotos junto aos pais.
A programação contará ainda com espetáculos de teatro infantil; palestras para alunos do ensino fundamental e médio; palestras universitárias; contadores de histórias (Lendas Amazônicas) ; bate-papo com autores; encontros literários, entre outras atividades com o objetivo de estimular o estudante à leitura e o contato direto com o autor, por meio da visitação escolar como atividades extracurriculares.
De acordo com o organizador, Luiz Carlos Marinho Júnior, a FLIM aproxima leitores e escritores para a construção da cidadania. “Este tem sido nosso propósito desde o início, associando ao ato da leitura em si a perspectiva de estimular o pensamento crítico, fato também de que há bons exemplos e iniciativas em diversas regiões, mas que necessitam ser estimuladas e apoiadas”, afirmou. 
Os ingressos custam R$ 10 (Inteira) ou R$ 5 + um livro usado. Todos os livros doados na 3ª FLIM serão destinados ao projeto Arca das letras da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), para abastecer e ajudar a criar bibliotecas para os produtores rurais do setor primário do Amazonas.
A feira funcionará de 8h30 às 22h nos dias 7, 8 e 9. Já no dia 10, estará aberta de 10h às 22h. E nos dois últimos dias, 11 e 12, será de 13h às 22h, no Studio 5 Centro de Convenções, na Avenida Rodrigo Otávio, n°. 3.555.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Peixe dorme? Comportamento do animal surpreende pescador em Rondônia

Pescador comenta que peixe estava "dormindo" na margem do rio e o pegou com as mãos. Especialista em diversidade e biogeografia de peixes de água doce explica o comportamentos do animal.

Leia também

Publicidade