Lideranças Indígenas Munduruku interditam Transamazônica em Itaituba

Os indígenas protestavam contra a aprovação de um projeto de Lei, que autoriza e estabelece critérios para exploração mineral nas reservas indígenas. 

Na manhã desta sexta-feira (2), lideranças indígenas Munduruku, da região do Tapajós, interditaram as rodovias BR-230 (Transamazônica), com sentido Itaituba/ Rurópolis e BR-163 (Santarém-Cuiabá), para reivindicar a aprovação de um projeto de Lei, que autoriza e estabelece critérios para exploração mineral em reservas indígenas.

Reprodução/facebook

A PL de número 191/20 que ainda está em tramitação e previsto para ir à votação no Congresso Nacional, causou revolta por parte da população indígena que tem como principal objetivo, defender as terras, que segundo eles estão sendo invadidas por garimpeiros e madeireiros.

As lideranças indígenas representam cerca de duzentas e trinta comunidades do Tapajós. Pelo menos 150 lideranças indígenas estão mobilizados. Vale lembrar que em agosto deste ano, indígenas da etnia Kayapós também interditaram a rodovia BR-163, em Novo Progresso, para lutar pela mesma causa. Equipes do Exército Brasileiro estiveram no local para viabilizar a liberação da via.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Em Cacoal, cafeicultura impulsiona desde comunidades indígenas a empreendedores urbanos

Mais de 17 mil famílias produzem café em Rondônia em áreas inferiores a 5 hectares.
Publicidade

Leia também

Publicidade