Callipogon, um besouro que adora se alimentar de madeira

As antenas gigantes são sua principal característica e pode chegar a 20 centímetros de comprimento.

Alguns insetos podem ser facilmente reconhecíveis por suas características. Os besouros do gênero Callipogon estão entre esses bichos: fazem parte da família Cerambycidae, podem alcançar até 20 centímetros de comprimento e têm como traços distintivos a forma de seu corpo e suas grandes antenas.

Todos os insetos desta família causam impacto na floresta e na agricultura porque vivem entre plantas e árvores. Durante a fase inicial de suas vidas, ainda larvas, adoram se alimentar com madeiras e são especialistas em roer troncos e galhos. Além de servir de alimento, a árvore é usada também como depósito de ovos.

Fotografia de Pedro Cattony, tecnologista no Laboratório Estratégico de Diagnóstico Molecular do Instituto Butantan, em parceria com os fotógrafos Guilherme Correia e Paulo César, que fizeram o registro no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo.

Os troncos também servem como casa para as larvas, que cavam pequenos buracos na casca. Este besouro é encontrado na Amazônia e no sudeste do Brasil, no Equador e também no Peru.

O besouro adulto tem cabeça, tórax e abdômen, olhos grandes, antenas grandes do tamanho de seu corpo, coloração amarronzada e pelos na cabeça e na parte inferior do corpo. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

‘Reahu na UFRR’: livros escritos por indígenas Yanomami são lançados em Roraima

O evento de lançamento das obras literárias foi intitulado 'Reahu na UFRR' pois, na língua Yanomae, Reahu significa festa ou celebração, considerado o principal ritual dos Yanomami.

Leia também

Publicidade