Rio Negro

 Considerado um dos maiores rios do mundo, o Rio Negro é um principais afluentes do Rio Amazonas.

Foto: Divulgação/Governo Federal

O Rio Negro é o maior afluente da margem esquerda do Rio Amazonas, localizado na Amazônia, na América do Sul, banhando três países: Colômbia, Venezuela e Brasil. Tem sua origem entre as bacias do rio Orinoco e Amazônica. Conecta-se com o Orinoco através do canal do Cassiquiare. 

Na Colômbia, onde tem sua nascente, é chamado de rio Guainia. Seus principais afluentes são o rio Branco e o rio Vaupés e drena a região leste dos Andes na Colômbia. O rio carrega uma grande quantidade de matéria orgânica desde sua nascente na Colômbia, o que torna a cor da água escura e, por isso, ao entrar no Brasil, ele recebe o nome de Negro. Após passar por Manaus, une-se ao Rio Solimões e, a partir dessa união (conhecida como Encontro das Águas), passa a se chamar Rio Amazonas.

O Rio Negro tem aproximadamente 2.250 km de extensão, com mais da metade presente no Brasil, e corre a cerca de 2km/h com uma temperatura de 28°C. Apresenta um elevado grau de acidez, com 3,8 a 4,9 nível de pH devido à grande quantidade de ácidos orgânicos vindo da decomposição vegetal.

Todo ano, com o degelo nos Andes e a estação das chuvas na região Amazônica, o nível do rio sobe vários metros, principalmente entre junho e julho.  Apesar da pequena população que vive ao longo de suas margens, esse rio é uma importante via de transporte e também uma das grandes atrações turísticas da Amazônia.


Redação, com informações do Portal Amazônia. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Bolívia lança ‘Rota dos Museus Rumo ao Bicentenário’ para fortalecer turismo

Através do bilhete único, visitantes podem conhecer o Museu Nacional de Arte (MNA), o Museu de Etnografia e Folclore (Musef) e a Casa Museu "Inés Córdoba y Gil Imaná".
Publicidade

Leia também

Publicidade