Vila de Teotônio cresce como atrativo turístico em Porto Velho

Fluxo de pessoas indo à comunidade aumentou porque o trajeto foi encurtado em 12 quilômetros após a construção de uma nova estrada de acesso.

Vila de Teotônio, em Porto Velho. Foto: Reprodução/Rede Amazônica RO

O turismo na Vila de Teotônio, em Porto Velho (RO), aumentou depois que a comunidade ganhou uma nova estrada de acesso. O fluxo de pessoas indo à comunidade aumentou porque o trajeto foi encurtado em cerca de 12 quilômetros. Agora, do Centro de Porto Velho até a vila são quase 30 quilômetros, e a viagem de carro dura cerca de 40 minutos. E quando chega na comunidade, o turista pode decidir entre vislumbrar a paisagem do rio Madeira ou partir para a pescaria.

A vila tem vários quiosques, construídos pelos próprios moradores. Essa nova estrada de acesso foi entregue no dia 3 de maio e a empresária Cláudia Lisboa Lopes acredita que a economia da comunidade vai melhorar com o turismo. A culinária é uma das apostas para aumentar as vendas. “Os peixes fritos a gente faz na hora, e também sai quentinho o peixe assado. Aqui todo mundo vai almoçar e sair satisfeito”, afirma.

O portovelhense Jairo de Souza Laurentino já foi conhecer as atrações da Vila. “A gente veio visitar, pois minha família é de fora, veio de João Pessoa. Aqui é bem bonito, tem um peixinho frito. Pessoal gostou do almoço, então agora é só descansar e aproveitar o final de tarde”, disse.

Vista aérea da Vila de Teotônio. Foto: Armando Júnior

Importância da comunidade 

Dezenas de anos se passaram e muitas mudanças ocorreram, como a chegadas das usinas no Madeira. O primeiro núcleo de povoamento da região começou na antiga Vila de Teotônio, que leva esse nome por causa de um juiz chamado Gusmão Teotônio, designado pelo estado de Mato Grosso pelo então governador Rolim de Moura para montar um posto de alfandegamento.

“A comunidade da antiga Vila foi remanejada para lá, daí uma importância histórica porque preservou-se os laços familiares, muitos mudaram-se para o local onde hoje se encontra a nova Vila de Teotônio. A região é naturalmente bela. Nós temos o rio Madeira, com um belo pôr do sol, então já é um atrativo natural”, afirma o historiador Célio Leandro.

A nova estrada de acesso iniciou em setembro de 2022 e teve um investimento de R$ 11 milhões por parte da Hidrelétrica Santo Antônio e na prática restabelece o antigo trecho, que se encontrava desativado desde o início da construção da usina no Rio Madeira.

*Por Leiliane Byhain, do Grupo Rede Amazônica RO

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Saneamento é inclusão: indígenas contam como acesso à água em Manaus muda o conceito de cidadania

Universalização do saneamento básico no maior bairro indígena de Manaus, o Parque das Tribos, é meta para 2030, segundo concessionária.

Leia também

Publicidade