O quarto Seminário de Turismo em Áreas Protegidas da Amazônia está sendo organizado pelo ICMBio por meio da cooperação técnica com o Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS) e apoio financeiro da Agência de Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos (Asaid) dentro do programa ‘Parceria para Conservação da Biodiversidade na Amazônia’, estabelecimento entre o governo brasileiro e o governo dos Estados Unidos.
Na sua quarta edição, em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Universidade do Estado do Colorado o Seminário traz a Manaus, cidade que vai receber o evento neste ano, um conjunto de palestrantes internacionais e nacionais para dialogar a respeito de importantes temas para a ampliação da oferta turística de qualidade nos Estados da Amazônia.
Serão discutidos temas como: a diversificação do uso público, trilhas aquáticas, pesca esportiva e turismo de base comunitária (TBC), apresentando estudos de caso internacionais e mesas-redondas com gestores de unidade de conservação, pesquisadores, operadores turísticos e comunitários.
Os objetivos fundamentais são: fomentar o desenvolvimento da Amazônia; gerar debate quanto à diversificação de atividades de uso público nas unidades de conservação da Amazônia, focando em temas como trilhas aquáticas, pesca esportiva e turismo de base comunitária; desenvolver parceria com a iniciativa privada, comunidades, instituições governamentais e ONGs; e discutir os desafios da implantação de atividades de uso público na região amazônica.
O 4º Seminário de Turismo acontecerá no período de 18 a 20 de abril, no Centro de Artes da Ufam, localizada na rua Monsehor, 724 – Centro. O evento contará com palestrantes renomados como Dr. Steve McCool, professor Emérito da Universidade de Montana/USA, James R, Barborak, co-diretor do Centro de Manejo de Áreas Protegidas da Universidade Estadual do Colorado, Ryan Finchum, co-diretor do Centro de Manejo de Áreas Protegidas da Universidade Estadual do Colorado, Jerry Wylie, dentre outros participantes nacionais e internacionais.