Além da diversão, o turista precisa lembrar que também é responsável pela preservação dos locais que visita.
Viajar é uma delícia, relaxante e empolgante, não é mesmo? Mas enquanto turista é preciso lembrar que além da diversão, também existem deveres e responsabilidades, principalmente no que diz respeito à proteção de áreas como praias e florestas. O alerta é do Ministério do Turismo (MTur), que informa que o turismo de natureza é um segmento forte e consolidado no país.
Quer saber como você pode ser um turista que protege a floresta? Confira algumas dicas:
Conservação
Recolher o próprio lixo, utilizar menos plásticos, não desperdiçar água, não acampar em locais indevidos ou não poluir o ambiente de maneira geral são ações que devem ser mantidas de forma constante. O turista responsável também precisa ter em mente que a floresta é a casa dos animais e das plantas. Portanto, quando for observá-los, faça silêncio, não se aproxime caso não seja autorizado e não os alimente, apenas se isso for autorizado de forma adequada.
Para as plantas, não é recomendado arrancá-las ou degradá-las. Leve da natureza apenas fotos, boas recordações e lembre-se que esse ambiente vai proporcionar uma experiência maravilhosa a você e a quem vier desbravar o Brasil no futuro.
Leia também: Lei que pune quem explora ou faz uso comercial de animais silvestres completa 15 anos
O destino que você vai conhecer será um local de passagem, mas também é a casa de muitos outros seres humanos. Por isso, é importante respeitar as tradições e os costumes de quem mora no local turístico, como comunidades quilombolas e indígenas.
Honre essas pessoas e incentive o trabalho turístico feito por elas. Além de perpetuar a cultura brasileira, você apoiará na conservação das florestas, uma vez que muitos desses povos mantém viva a tradição de um trabalho de preservação pulsante.
Para ajudar, o MTur disponibiliza duas iniciativas: o Mapa do Turismo Responsável e o projeto Experiências do Brasil Original.
Contratar quem é regularizado
Desbravar a natureza é muito bom, mas fica ainda melhor quando o viajante faz isso de forma segura. Por isso, o turista deve contratar empresas de ecoturismo que seguem normas técnicas de segurança e que sejam legalizadas por meio do Cadastur, o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo.
O Cadastur é executado pelo MTur em parceria com os órgãos oficiais de turismo nos 26 estados e no Distrito Federal. Pessoas e locais que trabalham de forma especializada e que contam com o Cadastur trazem mais segurança à experiência turística, estando aptas a exercer suas atividades. O cadastro é obrigatório para acampamentos turísticos; agências de turismo; guias de turismo; meios de hospedagem; organizadores de eventos; parques temáticos; e transportadoras turísticas.
Valorizar quem cuida da natureza
Estar em contato com o meio ambiente se torna uma experiência ainda mais marcante em destinos que cuidam da natureza. Para conhecer melhor iniciativas focadas em sustentabilidade, o Ministério do Turismo disponibiliza duas ferramentas. Conhça: Mapa Brasileiro do Turismo Responsável e Mapa do Turismo Sustentável no Brasil.
*Com informações do Ministério do Turismo