Programação especial marca aniversário de 403 anos de Belém, neste sábado

O aniversário de Belém, comemorado neste sábado (12), movimenta não somente a capital paraense, mas também o estado vizinho, Amazonas. Os paraenses são maioria entre os migrantes que vivem em Manaus e, por isso, é natural que muitos se desloquem para passar a data em Belém, participando das festividades programadas.

Tchibum! Conheça 10 locais para dar mergulho e se divertir em Belém

Belém estará comemorando 403 anos de fundação com uma extensa programação. O Serviço Social do Comércio (Sesc) realiza durante toda a semana, no Centro Cultural Sesc Boulevard, na capital paraense, atividades nas áreas de artes visuais, literatura, música, artes cênicas e audiovisual. A entrada é gratuita. A programação, organizada pela Prefeitura, inclui celebrações religiosas e shows musicais em pontos turísticos da cidade.
 

Foto: Divulgação 

Passeios

A capital paraense foi fundada em 1616, a partir da instalação do Forte do Castelo, proteção erguida pelos portugueses contra os invasores de outras nações europeias. A cidade ainda guarda muito – na beleza arquitetônica dos grandes casarões – as características do período de exploração da borracha, quando viveu o seu apogeu. Um dos exemplos é o Theatro da Paz.

A maneira mais rápida de chegar a Belém é de avião. A viagem de Manaus até a capital paraense dura em média 2 horas. A MAP Linhas Aéreas, companhia amazonense, oferece voos para a cidade paraense, de domingo a sexta-feira.

Tá de férias? Conheça três praias que bombam em Salinas, no Pará

Em Belém, a primeira sugestão de passeio é visitar a Catedral Metropolitana, localizada no bairro da Cidade Velha. A igreja é uma construção com elementos do estilo neoclássico e barroco. A catedral possui desenhos feitos pelo arquiteto Landi e telas pintadas por renomados artistas europeu do século XVIII. Também no bairro de Cidade Velha é possível conhecer o Forte do Presépio, um dos pontos turísticos mais procurados da cidade, por sua visão privilegiada do rio.

O mercado Ver-o-peso, cartão postal da cidade, é um dos mais antigos do Brasil e foi eleito uma das sete maravilhas do país. No local, o visitante pode experimentar pratos típicos da região, como o tacacá, e conhecer as ervas medicinais usadas pela população indígena.

Veja também: UFPA oferece 450 vagas em cursos gratuitos de inglês, francês e espanhol

Uma parada obrigatória para quem visita Belém é a Estação das Docas. O local conta com exposição permanente sobre a história da navegação do estado. Além disso, possui uma estrutura completa de bares e restaurantes e um visual deslumbrante.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Algodão ganha destaque como alternativa sustentável em Roraima

Em Roraima, a inclusão dessa cultura é estratégica, tanto pela rotação com a soja quanto pelo impacto socioeconômico.

Leia também

Publicidade