Primavera dos Museus reúne atividades gratuitas em Manaus; veja a programação

Visitas guiadas ao Museu da Cidade de Manaus, mesa redonda e o lançamento do livro “Mercado Adolpho Lisboa – História e Arquitetura” integram a programação da 13ª Primavera dos Museus, evento nacional promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em Manaus, as atividades são realizadas pela Prefeitura de Manaus e ocorrerão entre 23 a 29 de setembro, no Museu da Cidade e no Instituto Amazônia, sempre com entrada gratuita.

 

Realizada anualmente, a Primavera dos Museus tem o objetivo de promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, além de aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade. Este ano, o evento tem como tema “Museus por dentro, por dentro dos museus”, e conta com atividades realizadas por todo o país.

Foto: Leonardo Leão/Manauscult 

Visitas ao Museu

 

Em Manaus, as visitas ao Museu da Cidade integram a programação do evento e acontecerão no horário normal, de 24 a 29/9, das 9h às 17h, sempre com última entrada às 16h20.

 

Localizado no prédio do Paço da Liberdade, na rua Gabriel Salgado, Centro Histórico de Manaus, em frente à Praça Dom Pedro II, o museu oferece oito salas para visitas, apresentando a exposição permanente “A Cidade de Manaus: História, Gente e Cultura”, que conta a história da cidade e da identidade do povo manauara através de interações tecnológicas, peças arqueológicas e artigos regionais.

 

Mesa redonda

 

Já no quarta-feira, 25/9, acontece uma mesa redonda com o tema “O processo de implantação do Museu da Cidade de Manaus”, das 15h às 17h, no Instituto Amazônia, localizado na rua Bernardo Ramos, Centro, próximo ao Museu da Cidade.

 

A atividade, que requer inscrição, será ministrada pelo diretor de Cultura da Manauscult, Márcio Braz, e pelas arquitetas e professoras Ana Lúcia Abrahim e Alcilânia Lima.

 

Durante o evento, os profissionais abordarão o processo de implantação do Museu da Cidade, desde a lei que o cria, passando pelo edital de chamamento público, projeto museográfico, reformas e demais acontecimentos, bem como as dificuldades encontradas durante o processo, o legado e as perspectivas futuras para permanência do equipamento cultural.

 

Os interessados em participar devem preencher previamente um formulário on-line, disponível no link http://bit.ly/mesa-museudacidade. A inscrição é gratuita.

 

Lançamento de livro

 

Logo em seguida, ainda no dia 25, às 17h, acontece o lançamento do livro “Mercado Adolpho Lisboa – História e Arquitetura”, também no Instituto Amazônia.

 

Escrita pelo jornalista, historiador e professor Otoni Mesquita, a obra faz um levantamento histórico sobre o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, destacando a sua relação com o abastecimento regional e as mudanças processadas na sociedade local.

 

O autor ainda dá destaque para a construção, ampliações e outras atualizações do conjunto de edificações do seu entorno imediato. A partir de documentos oficiais e relatos de viajantes, Otoni reconstitui um panorama de Manaus, destacando o espaço do Mercado com um dos elementos mais significativos da identidade e memória.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto leva ópera a estudantes de escola pública da zona sul de Manaus

Alunos do Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Cinthia Régia Gomes do Livramento, localizado na zona sul de...

Leia também

Publicidade