Além do espetáculo dos bumbás Garantido e Caprichoso, a cidade tem outros apelos turísticos que valem a pena serem explorados durante a estadia.
Parintins, sede do arquipélago das Ilhas Tupinambaranas, é um município amazonense localizado a 369 quilômetros de Manaus, capital do Amazonas. Durante três dias do ano, a cidade vira palco de uma das maiores manifestações culturais do país: o Festival Folclórico de Parintins.
Além do espetáculo dos bumbás Garantido e Caprichoso, a cidade tem outros apelos turísticos que valem a pena serem explorados durante a estadia. Listamos aqui 10 sugestões de passeios alternativos durante o festival. Confira:
1. Catedral de Nossa Senhora do Carmo
Padroeira de Parintins, Nossa Senhora do Carmo é representada pela catedral projetada na Itália. A torre de 40 metros de altura é a construção mais alta da cidade.
2. Igreja do Sagrado Coração de Jesus
Construída em 1883, na orla do rio Amazonas, fica logo à frente do Colégio Nossa Senhora do Carmo, respeitável instituição de nível médio da cidade.
3. Praça do Cristo Redentor
Também conhecida como Praça Digital, fica na orla de Parintins e é local de apresentações artísticas, tornando-se ponto obrigatório de passagem dos visitantes que chegam em centenas de barcos para o Festival.
4. Praça do Comunas
Uma das áreas mais agitadas durante o festival, o reduto dos torcedores do boi Garantido, que de vez em quando é “invadido” também pelos torcedores do Caprichoso, fica na orla da cidade e oferece uma bela vista do rio Amazonas e do pôr-do-sol na cidade. Além da apreciação da beleza do rio, a orla da cidade também oferece um calçadão com bares e restaurantes com delicias regionais.
5. Chapão
Fica na orla da cidade, ideal para ver o pôr-do-sol. É reduto dos torcedores do boi Caprichoso e mantém um sistema de som que anima as tardes dos simpatizantes e turistas.
6. Passeio de triciclo
Decorados das mais variadas formas, uma das atrações de Parintins são os triciclos que levam os visitantes a conhecer a cidade.
7. Mercado Municipal de Parintins
Obra erguida no século XIX, às margens do Rio Amazonas, o Mercado Municipal de Parintins foi entregue ao povo em 1937, pelo Prefeito João Melo. Além da venda de produtos como carne, peixe, verdura, ervas, entre outros, o Mercado Municipal é o local mais indicado para experimentar o café regional com a famosa tapioquinha e com o “x caboquinho” (pão recheado com tucumã e queijo coalho).
8. Bumbódromo de Parintins
Inaugurado em 1988, é o palco do Festival Folclórico de Parintins. É um anfiteatro no formato de uma cabeça de boi estilizada. O nome oficial é Centro Cultural e Esportivo Amazonino Mendes, em homenagem ao governador do Amazonas à época da inauguração, que construiu o complexo.
9. Visita aos currais dos bois
Cada boi tem o seu curral, onde ocorrem os ensaios e são criadas as fantasias e alegorias da apresentação do bumbá. O curral do boi Garantido está localizado na Rodovia Odovaldo Novo, km 1, s/n – Baixa do São José. Já o do boi Caprichoso fica na Rua Gomes de Castro, 685.
10. Artesanato regional e indígena
Confeccionadas com raízes de árvores, palha, juta, penas e outros materiais naturais, as peças artesanais chamam atenção pela beleza. Durante o festival, as mulheres se enfeitam com cocares feitos com penas e sementes, alguns com as cores dos bois. Também são muito vendidas lembrancinhas do festival, como miniaturas dos bois e roupas.