No Amapá, roteiro de ecoturismo acessível para cadeirantes é opção de passeio

Percurso dividido em três etapas oferece degustação de açaí, trajeto por rios da Amazônia e observação da samaúma, uma das maiores árvores da região.

 Um passeio mostrando os potenciais do ecoturismo e da bioeconomia no Amapá foi aberto a visitantes na Área de Preservação Ambiental (APA) do Quilombo do Curiaú, na Zona Norte de Macapá. Como novidade, o percurso por rios e trilhas no meio da Amazônia oferece acessibilidade para cadeirantes.

Batizado de “Flor da Samaúma”, o empreendimento funciona desde terça-feira (11). A experiência de degustar o típico açaí da Região Norte e o encontro com a samaúma, árvore considerada a rainha da floresta, estão entre as atrações do trajeto, que dura cerca de três horas.

Passeio ecoturístico em Macapá acessível a cadeirantes — Foto: Flor da Samaúma/Divulgação

O itinerário inicia no Porto do Mocambo. Os turistas navegam em um catamarã em direção à nascente do Rio Curiaú, numa paisagem dominada por águas tranquilas e floresta densa.

A primeira etapa do roteiro ecoturístico termina com o barco fazendo o sentido oposto e indo em direção à foz do Rio Curiaú, que desagua no Rio Amazonas.

Em seguida, o passeio segue para a sede do “Flor da Samaúma”, onde os visitantes conhecem duas importantes atividades para bioeconomia amapaense: o beneficiamento do açaí e a meliponicultura com a criação de abelhas sem ferrão.

Na última parte do trajeto, o participante faz uma trilha de 500 metros por dentro da floresta de várzea e observa a seringueira, pracaxi e samaúma, árvores símbolos da rica biodiversidade regional.

Foto: Flor da Samaúma/Divulgação

Keila Silva da Paixão, uma das colaboradoras no projeto, contou que o empreendimento surgiu com intuito de geração de renda a moradores da comunidades tradicionais próximas do “Flor da Samaúma”.

“Vimos que o ecoturismo seria uma fonte de renda para essas pessoas, tanto é que eu sou da comunidade do Curiaú, uma colega de trabalho é da comunidade do Mocambo e outros colaboradores que são de localidades próximas”, disse.

Entre uma etapa e outra, o turista ainda tem a chance de experimentar iguarias feitas com produtos da natureza, como o tradicional açaí, o café de açaí e biscoitos de castanha-do-brasil.

Foto: Flor da Samaúma/Divulgação

Os passeios do “Flor da Samaúma” ocorrem de terça-feira a domingo, em dois horários: pela manhã, com saída às 8h30 e retorno às 11h30; pela tarde, com saída às 15h30 e retorno às 18h30.

Serviço

Flor da Samaúma Ecoturismo e Bioeconomia
Data: terça-feira a domingo
Hora: 8h30 às 11h30 e 15h30 às 18h30
Local: Porto Mocambo (Área de Proteção Ambiental do Curiaú, Macapá)

Mais informações: (96) 99108-4814 / (96) 99901-5532 

*escrita por Victor Vidigal do Grupo Rede Amazônica 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade