Navio com 1,3 mil turistas abre Temporada de Cruzeiros no Amazonas

Neste domingo (03), por volta do meio-dia, o primeiro cruzeiro do período, o M/S Viking Sun, de bandeira norueguesa, aportou em Manaus com aproximadamente 1.330 visitantes, incluindo membros da tripulação e turistas norte-americanos, filipinos, brasileiros, suecos e ingleses.

No Porto de Manaus, zona sul, os cruzeiristas foram recepcionados com um pocket show de boi bumbá, com as toadas inesquecíveis dos bois Caprichoso e Garantido, e ainda receberam os brindes e materiais promocionais distribuídos pelos técnicos da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

De acordo com a presidente da Amazonastur, Roselene Medeiros, a temporada representa um aumento de 15,47% no número de turistas, em comparação com a temporada passada, que teve a passagem de 17.797 turistas em 15 transatlânticos.

“São mais de 20 mil turistas que vão aportar durante a temporada. Isso mexe com toda a cadeia do turismo, como transportadoras, agências de viagem, cultura, gastronomia. A economia pulsa com esse turista que vem ao nosso estado. São navios maiores nesta temporada”, disse a presidente.

Foto:Divulgação/Governo do Amazonas

Para Roselene, é importante a união dos órgãos do Governo e da Prefeitura para recepcionar bem o turista que chega a capital.

“Nós estamos abrindo a temporada com muita alegria. Todos os órgãos envolvidos estão aqui para receber os turistas de braços abertos. É muito importante a nossa união com o pessoal da Cultura. A secretaria está oferecendo a esse turista oportunidade de conhecer o Teatro Amazonas, de ver um espetáculo dentro do teatro. Contamos com a parceria da Secretaria de Segurança, porque é importante o turista se sentir seguro na cidade, para quando ele sair daqui, fazer a propaganda de que Manaus é segura, de que o estado é seguro”, finalizou Roselene.

Turismo

Segundo o operador de receptivo turístico Lucas Barros, o trabalho da Amazonastur em parceria com a iniciativa privada estimulou a vinda dos cruzeiristas para o estado.

“A gente tem percebido que a cada temporada tem melhorado, recebendo navios maiores, de turistas de mais qualidade, cruzeiros de alto luxo, com visitantes de maior poder aquisitivo, que chegam gastam tanto na cidade quanto nos passeios. O trabalho em parceria com a Amazonastur tem dado muito certo, e já estamos com uma expectativa muito boa de crescimento para a próxima temporada”, avaliou o operador.

Pela primeira vez navegando pelo Amazonas, o turista norte-americano de Minnesota, Jim Dalah, disse que ficou impressionado com a grandeza do rio Amazonas. “Fiquei muito apaixonado desde o primeiro momento em que entramos no estado do Amazonas, com toda a floresta, a grandeza do rio Amazonas. Agora, vamos fazer um passeio que vai incluir uma visita com os golfinhos, uma plantação de seringueiras, e city tour por Manaus. Estou maravilhado”, comentou o turista.

Navio

O próximo navio cruzeiro a atracar em Manaus será o M/S Volendam, trazendo para o estado aproximadamente 2 mil visitantes, entre tripulantes e turistas, no dia 1º de dezembro.

As embarcações desta temporada também passam por Parintins e na Boca da Valéria, comunidade rural de Parintins.

Na temporada 2018/2019, 15 navios passaram pelo Amazonas, transportando mais de 17 mil turistas, que injetaram na economia aproximadamente R$ 10 milhões.

Programação

Durante os dois dias de passagem pela capital amazonense, os turistas farão diversas programações turísticas nos atrativos da Região Metropolitana de Manaus (RMM), como visitas às comunidades de Acajatuba, Janauary, Vila Paraíso, do Guedes, em Iranduba; ao Teatro Amazonas e ao Mercado Municipal Adolpho Lisboa; ao Museu da Cidade de Manaus; ao Encontro das Águas, entre outros roteiros.

Boas vindas

A direção do navio receberá, nesta segunda-feira (04), a placa de boas-vindas à Cidade de Manaus pela primeira viagem realizada por rios amazonenses. O cruzeiro fica até as 18h desta segunda na capital amazonense, de onde partirá para Recife (PE).

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Arte rupestre amazônica: ciência que chega junto das pessoas e vira moda

Os estudos realizados em Monte Alegre, no Pará, pela arqueóloga Edithe Pereira, já originaram exposições, cartilhas, vídeos, sinalização municipal, aquarelas, história em quadrinhos e mais,

Leia também

Publicidade