O Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, esteve na apresentação da iniciativa e afirmou que o projeto não se trata de uma privatização, pois os parques continuarão sob o controle administrativo e territorial do governo federal. “Vamos intensificar o uso desses parques para que eles se transformem em vetores de desenvolvimento e que possam gerar renda não só para as pessoas que terão mais trabalho, mas para os municípios entorno do parque. Nós iremos discutir as concessões para o parque dos Lençóis e lançar os editais com a preocupação de que as comunidades locais não sejam prejudicadas” disse.
A iniciativa foi recebida com entusiasmo por parte dos empresários maranhenses que agora podem ter a chance de investir em lugares turísticos. Segundo o presidente da Associação Comercial do Maranhão (ACM), Felipe Mussalém, a exploração do parque deve ser feita de maneira sustentável. “A gente precisa ser instruído para que possamos aproveitar as oportunidades e preservar o meio ambiente e o ecossistema”, afirmou.
Em Barreirinhas, a 252 km de São Luís, cerca de 40 mil turistas visitaram o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses em 2016. Para a secretária de Turismo do município, Virlene Camargo, os investimentos devem multiplicar esse número. “Eu acho de suma importância o projeto para todos os parques, principalmente para os Lençóis porque entendo que isso vai acontecer de maneira ordenada. Acho necessário todos os investimentos para que a cidade tenha uma estrutura turística melhor na região”, finalizou.