Ministério do Meio Ambiente apresenta programa de turismo em São Luís

O Ministério do Meio Ambiente apresentou em São Luís (MA) o programa ‘Turismo nos Parques‘, que tem como principal objetivo desenvolver o turismo com a geração de emprego e renda associados à sustentabilidade. Serão destinados investimentos para 25 parques, dentre eles o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Chapada das Mesas e o Parque das nascentes do Rio Parnaíba.

Foto: Maurício Araya/G1 Maranhão
Serão abertas licitações de concessões para empresas prestarem serviços nos parques. Após alguns estudos de viabilidade econômica, empresas ganham o direito de explorar alguns serviços como transporte e visitação por um determinado período. A intenção do Ministério do Meio Ambiente é tornar os parques nacionais ainda mais rentáveis por meio da exploração do turismo sustentável.

O Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, esteve na apresentação da iniciativa e afirmou que o projeto não se trata de uma privatização, pois os parques continuarão sob o controle administrativo e territorial do governo federal. “Vamos intensificar o uso desses parques para que eles se transformem em vetores de desenvolvimento e que possam gerar renda não só para as pessoas que terão mais trabalho, mas para os municípios entorno do parque. Nós iremos discutir as concessões para o parque dos Lençóis e lançar os editais com a preocupação de que as comunidades locais não sejam prejudicadas” disse.

A iniciativa foi recebida com entusiasmo por parte dos empresários maranhenses que agora podem ter a chance de investir em lugares turísticos. Segundo o presidente da Associação Comercial do Maranhão (ACM), Felipe Mussalém, a exploração do parque deve ser feita de maneira sustentável. “A gente precisa ser instruído para que possamos aproveitar as oportunidades e preservar o meio ambiente e o ecossistema”, afirmou.

Em Barreirinhas, a 252 km de São Luís, cerca de 40 mil turistas visitaram o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses em 2016. Para a secretária de Turismo do município, Virlene Camargo, os investimentos devem multiplicar esse número. “Eu acho de suma importância o projeto para todos os parques, principalmente para os Lençóis porque entendo que isso vai acontecer de maneira ordenada. Acho necessário todos os investimentos para que a cidade tenha uma estrutura turística melhor na região”, finalizou.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Florada Premiada: Rondônia conquista pódio completo em concurso nacional de cafés canéforas

Todos os locais de produção vencedores fazem parte da área classificada como "Matas de Rondônia". Grande vencedora da noite, Sueli Berdes participou da competição pela primeira vez.

Leia também

Publicidade