Lagoa Azul em Presidente Figueiredo encanta visitantes no Amazonas

A cidade de Presidente Figueiredo, no Amazonas, é famosa por suas dezenas de cachoeiras.

 
Foto: Reprodução/Zappeando

A cidade de Presidente Figueiredo, no Amazonas, é famosa por suas dezenas de cachoeiras. Mas um lago localizado no município também chama atenção de muitos turistas pela raridade. O motivo da curiosidade dos visitantes é a coloração azul do lago. Normalmente, as águas na Amazônia apresentam cores barrentas ou escuras. A paisagem é tão marcante foi batizada como Lagoa Azul.

A lagoa fica na comunidade Boa Esperança no KM 120 da rodovia BR-174, que liga Manaus a Boa Vista, em Roraima. Para chegar ao local, é necessário percorrer oito quilômetros em estrada de barro ramal a dentro. A atração turística fica na propriedade da comerciante conhecida como Dona Jose. Ela afirma que “alguns pesquisadores disseram que a água tem essa cor por causa das algas do fundo da lagoa”. “Mas outras pessoas dizem que há um grande diamante no fundo dela”, disse aos risos a proprietária.

O especialista em biologia de água e pesca, Jansen Zuanon reafirma a ideia das algas. “Não conheço o lugar, mas já ouvi falar. A cor da água pode ser azul por duas razões: porque é muito pura, pois quando são muito transparentes a luz do Sol reflete a cor azul, ou porque há a presença de algas cianofíceas, também conhecidas como cianobactérias”, explica. “Para saber o porquê da coloração, basta pegar uma amostra e levar ao laboratório. É simples e rápido”.

Jansen acrescenta que as algas cianofíceas ou cianobactérias não são nocivas ou fazem mal. “É só o nome. Não é tóxico ou ruim. É só uma explosão populacional das algas”, acrescenta. O especialista também diz que é possível encontrar água em tom azulado em alto-mar e em geleiras, pois são águas muito puras e límpidas. “São águas quase destiladas”, conclui.

Dona Jose comprou o sítio há 19 anos e não tinha ideia de que havia um tesouro lá. “Largamos tudo na cidade para vir morar aqui. Sentia que precisava cuidar e viver aqui. Muitas pessoas dizem que é um milagre, e eu acredito”, disse.

Ela conta que, após vender seus imóveis, resolveu investir no cultivo e venda de verduras no local, além de abrir a lagoa para o Mundo ver e desfrutar. “Não dá pra viver do turismo da Lagoa. Vivo mesmo é do comércio de frutas e hortaliças. Tenho o sonho de proporcionar uma melhor estrutura para a visita do público à nossa Lagoa Azul, porém tenho medo que degradem e acabem com ela”, desabafa a proprietária.

*As fotos desta reportagem são reproduções de imagens publicadas no Instagram nos perfis: @luizinhatostes, @pedro_neto, @rodricao, @israelalecrim, @carol_amazonia e @presidentefigueiredo.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade