Confira sete locais para conhecer em Rio Branco

Embora seja uma cidade relativamente pequena, com uma população estimada em 2021 de 419.452 habitantes, oferece várias atrações turísticas interessantes.

Rio Branco, a capital do estado do Acre, é uma cidade rica em cultura e natureza. Embora seja uma cidade relativamente pequena, com uma população estimada pelo IBGE em 2021 de 419.452 habitantes, oferece várias atrações turísticas interessantes. O Portal Amazônia te apresenta algumas atividades e locais populares para visitar na capital do Acre:

Restaurante Manto Verde 

O Restaurante Manto Verde é mais um espaço para a prática de pesca esportiva. O peixe também é vendido por quilo e o kit pesca também pode ser adquirido no local. O espaço possui ainda restaurante com pratos regionais e um açude azul que impressiona pela beleza. Além da pescaria, é possível praticar mergulho e passeios de barco ou caiaque.

O restaurante funciona de sexta a domingo e nos feriados, das 11h às 16h. Nos demais dias, é possível praticar pesca realizando agendamento prévio nos telefones (68) 99946-3991 ou (68) 99982-7201. Mais informações no link.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio Branco

Piracema Park Club 

O Piracema Park Club conta com restaurantes, chalés, garagem para lancha e jet-ski. Passeios como pedalinho e banana bolt. Atrações para a família inteira. Lá é possível pescar recreativamente na modalidade pesque e pague. São mais de 90 hectares de lâmina de água.

A entrada custa R$ 10. Funciona de quarta a sexta, das 9h às 17h; e aos sábado e domingo, das 8h às 17h. Informações: (68) 99255-2561. O espaço está localizado na Estrada Transacreana, Ramal do Riozinho do Rôla, KM07. Mais informações no link.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio Branco

Calçadão da Gameleira 

A história de Rio Branco começou a partir de uma árvore centenária que fica à margem direita do Rio Acre. Em 1882, Neutel Maia se encantou com a Gameleira e lá resolveu fundar o seringal Volta da Empreza, que viraria a capital acreana. O local se tornou a primeira rua de Rio Branco, hoje chamado de Calçadão da Gameleira. Em 1981, foi tombando como monumento histórico.

É o local ideial para fazer fotos, exercícios ou aproveitar os dias com clima agradável para passear com a família. A Gamaleira está localizada na Rua Cunha Matos, 06 – de Agosto, Rio Branco. 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio Branco

 Parque da Maternidade

O Parque da Maternidade é uma das obras públicas mais importantes da capital, composto de seis lotes que totalizam 322.874 metros quadrados e uma extensão de seis quilômetros, localizado às margens do Igarapé da Maternidade, que corta a parte central da cidade. O Parque oferece aos acreanos e turistas contato com a natureza, locais para a prática de esportes, lazer e cultura.

Atualmente, o espaço conta com quadras de esportes, quiosques, restaurantes, ciclovia e pistas de corrida. Dentro do parque ficam a Casa dos Povos da Floresta, a Biblioteca dos Povos da Floresta e a Casa do Artesão. 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio Branco

Lago do Amor 

O Lago do Amor oferece estrutura para toda a família. Os amantes do esporte podem realizar caminhadas, corridas, ou praticar outras atividades físicas, como skate e pedalada. O local é extremamente bonito e agradável para assistir ao pôr do sol, praticar esportes, namorar e passear. 

Como parte de dois complexos de saúde, o espaço é utilizado na reabilitação dos pacientes, com estrutura própria para a fisioterapia, atividades ao ar livre e também dentro do lago, com auxílio de pedalinhos, caiaques, entre outros suportes aquáticos. O Lago do Amor está localizado as margens da BR 364, no Tucumã – área adjacente ao Into, em Rio Branco.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio Branco

Memorial dos Autonomistas Senador José Guiomard Santos 

Inaugurado em 2002, o Memorial dos Autonomistas Senador José Guiomard Santos, um prédio histórico localizado no centro da cidade de Rio Branco, é um complexo que oferece história, arte e cultura abrigando shows, projetos e outras manifestações artísticas em três espaços interligados: uma galeria de arte, onde há uma exposição permanente sobre o Movimento Autonomista do Acre, bem como mostras e exposições mensais abertas ao público – do salão, é possível ter acesso ao mausoléu em que estão os restos mortais de Guiomard Santos e sua esposa Lydia Hammes; o Theatro Hélio Melo, um teatro com 150 lugares cujo nome homenageia um dos artistas de maior expressão da arte local; e um ambiente gastronômico, o Café do Theatro, temporariamente fechado. 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio Branco

Círculo Militar 

No Círculo Militar, os amantes da pescaria podem praticar a atividade, de terça a domingo, das 8h às 18h. Peixes da Amazônia como: tucunaré, pintado, pirarara, pirarucu e outros, são abundantes no local.

A entrada é franca e só paga se quiser levar o peixe que pescou, que é vendido por quilo. Além da pescaria, é possível utilizar o restaurante do local. Outros espaços como: áreas de tênis, vôlei, piscina, pista de caminhada e quiosques, é possível utilizar tornando-se sócio do local. Informações pelo telefone (68) 99207-4296. 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio Branco

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

El Niño agrava impacto da seca em águas subterrâneas na Amazônia e eleva risco de incêndio, constata estudo

Pesquisadores conseguiram demonstrar relação entre o fenômeno climático e a propensão ao fogo, criando uma ferramenta que pode, no futuro, auxiliar em ações preventivas.

Leia também

Publicidade