Especialista dá dicas de passeios tradicionais no Amazonas

O Amazonas oferece para quem visita o estado e para quem mora aqui uma variedade de passeios turísticos, que vai desde conhecer a história da cidade, por meio da sua arquitetura, passando pela culinária regional até as belezas do rio e da floresta. Nesta quarta-feira (27), é celebrado o Dia Mundial do Turismo e para comemorar a data a coordenadora do curso de Turismo da UniNorte, Helen Coutinho, preparou um roteiro com passeios tradicionais no Amazonas.

Foto: Chico Batata/Cedida
Uma visita obrigatória para quem vem a Manaus é conhecer o Teatro Amazonas. Inaugurado em 1896, o teatro é um dos principais pontos turísticos  da cidade. Helen Coutinho ressalta a importância de os próprios amazonenses conhecerem esse monumento, já que ele marca um momento importante da história do estado, que foi o ciclo da borracha. “Apesar do fácil acesso, muitas pessoas não conhecem o interior do Teatro Amazonas e não viram de perto os detalhes arquitetônicos do local”, frisou.

Helen ressalta que no teatro são realizados diversos espetáculos de dança e música, além dos festivais de Ópera, Jazz, de Teatro e o concerto de Natal.

Outro passeio tradicional em Manaus é ao Mercado Municipal Adolpho Lisboa.  No local, os visitantes podem conhecer um pouco das ervas amazônicas, do artesanato e dos peixes da região.  O mercado, assim como o teatro é uma herança do período da borracha. Ele possui duas fachadas, uma de frente para o Rio Negro e outra para a rua dos Barés.

Faça compras no mercado. Foto: Ingrid Anne/Manauscult
A professora também indica o passeio à Praia da Ponta Negra. Ela diz que esse é um passeio bacana para quem gosta de contemplar a natureza, porque é possível ver o rio Negro. Além disso, o local é excelente para levar as crianças para brincar ou praticar esportes como caminhada, corrida, andar de bicicleta. A Prefeitura mantém na Ponta Negra às quartas-feiras e domingos o projeto Faixa Liberada.

Praia da Ponta Negra. Foto: Divulgação
Conhecer o Encontro das Águas é outro passeio tradicional para quem visita o Amazonas.  O fenômeno acontece devido a confluência das águas dos rios Negro, de águas pretas, e Solimões, de água barrenta. Isso se dá devido à diferença de temperatura, velocidade e densidade dos dois rios.

Teria coragem de mergulhar no encontro das águas? Foto: Chico Batata/Cedida
Os passeios nos flutuantes também são uma boa indicação para quem gosta de se refrescar do calor amazônico. Atualmente, existem vários flutuantes. A maioria com entrada pela avenida do Turismo. Helen destaca que esses locais são ótimos para ir com os amigos e famílias para almoçar e curtir uma tarde com banho no rio. Alguns ainda oferecem a opção de praticar Stand Up Paddle, esporte praticado em águas calmas com uma prancha grande, onde a pessoa com a ajuda de um remo desliza sobre as águas.

Desbrave as belezas do Amazonas. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia
Helen reforça que os turistas e também os amazonenses não devem deixar de experimentar os pratos tradicionais da região. No café da manhã a indicação é comer o famoso x-caboquinho, sanduíche preparado com pão, tucumã, queijo e banana frita, além da tapioca que pode ser recheada com castanha, queijo, entre outros. Já no almoço os peixes são a pedida. Os mais tradicionais são o tambaqui, pirarucu, tucunaré, pacu e jaraqui.

Que tal uma tapioquinha? Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

No calendário nacional, São João no Parque Anauá conta com plano integrado de segurança

No total, 180 espaços de empreendedorismo foram disponibilizados para esta edição do São João no Parque Anauá e, para garantir a tranquilidade dos visitantes, as forças de segurança estão unidas em um plano integrado.

Leia também

Publicidade