Empreendimentos turísticos alavancam economia no Vale do Juruá, no Acre

crescimento da economia associado ao aumento de empreendimentos turísticos no Vale do Juruá
 
RIO BRANCO – Dados levantados pela Secretaria de Estado de Turismo e Lazer (Setul) apontam o crescimento da economia associado ao aumento de empreendimentos turísticos no Vale do Juruá. Segundo a Setul, entre 2013 e 2014 houve um crescimento geral do setor no que diz respeito ao fluxo de visitantes no estado, com um percentual de 33,5%.
 
 
No Vale do Juruá, os meios de hospedagem cresceram 8%, num total de 27 hotéis. O número de leitos saltou para 1.847, isto é, 24,7%. A renda gerada com hospedagens de maio a setembro de 2015 superou os R$ 500 mil. O governo do Acre articula uma série de projetos de fomento ao turismo na região em função desse crescimento. 
Expoacre Juruá atrai centenas de turistas. Foto: Arison Jardim/Secom-AC
Os números de empreendimentos turísticos também são animadores, chegando a 56 na região, onde são 31 apenas em Cruzeiro do Sul. Em 2014, só na ExpoJuruá foram movimentados mais de R$ 23 milhões naquela cidade.
Profissionalização
O mercado profissional também está sendo aquecido constantemente. Investimentos em formação técnica têm sido a aposta do Estado, que qualificou recentemente uma nova turma de guias de turismo em Cruzeiro do Sul, por intermédio do Instituto Dom Moacyr (IDM).
De acordo com a gestora da Setul, Rachel Moreira, o governo tem um olhar especial para aquela região, sempre com o intuito de fortalecer as atividades do setor. “Dentro das principais ações que constam no Plano e Lei de Turismo para o Vale do Juruá, estão capacitações em ecoturismo, empresariado, turismo de aventura e de base comunitária, fortalecimento da gastronomia e requalificação do Igarapé Preto, entre outras”, informou.
Rio Croa é uma das apostas do ramo turístico no Vale do Juruá. 
Já estão a caminho projetos de qualificação turística e ambiental no Rio Croa e no Igarapé Preto, além da entrega de três aldeias com infraestrutura adequada para receber turistas e da elaboração do inventário gastronômico de Cruzeiro do Sul.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Javaporcos: entenda como Roraima está atuando no controle de espécie invasora

Nos últimos anos, uma grande quantidade de javaporcos tem se espalhado por Roraima, especialmente na região central do Estado.

Leia também

Publicidade