Dia Nacional do Sistema Braille: conheça pontos turísticos inclusivos em Manaus

A data, celebrada em 8 de abril, é uma homenagem ao nascimento do primeiro professor cego do Brasil, José Álvares de Azevedo.

Diversos brasileiros são diagnosticados diariamente com deficiência visual, tornando-se pessoas adeptas ao sistema Braille. Essa metodologia de inclusão foi idealizada em 1837 pelo francês Louis Braille, com o objetivo de promover uma escrita e leitura tátil, promovendo acessibilidade. Assim, seja através da leitura, educação ou em rótulos de medicamentos, as informações disponibilizadas em Braille são uma responsabilidade social de inclusão. 

O dia 8 de abril foi escolhido como Dia Nacional do Sistema Braille para homenagear o nascimento do primeiro professor cego do Brasil, José Álvares de Azevedo, que estudou na França e implementou essa metodologia no sistema de leitura e escrita brasileiro.

O Ministério da Educação considera a data como uma reflexão sobre os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência visual, pois além da educação, o Braille possibilita acesso cultural, oportunidade de emprego e uma vida social melhor assistida. Tendo em vista a inclusão, o Portal Amazônia encontrou três pontos turísticos no Amazonas que são adeptos ao sistema Braille. Confira:

Teatro Amazonas 

Referência em patrimônio histórico, o Teatro Amazonas foi construído em 1896, durante o período áureo do ciclo da borracha. Recentemente, o espaço cultural passou por uma revitalização para facilitar a acessibilidade de pessoas com deficiência. Com a reforma, o espaço cultural passou a contar com placas de identificação em Braille, além de rampas e tecnologia em Libras para deficientes auditivos. 

A gente trabalha diretamente no Teatro Amazonas, no Teatro da Instalação e em qualquer espaço que solicite o nosso trabalho porque dentro da Secretaria de Cultura existe uma assessoria de inclusão, com intérprete de Libras”, informou Gilson Pereira, gerente da Biblioteca Braille do Amazonas.

As visitas ao Teatro são guiadas e com horários predeterminados (de terça a sábado das 9h às 17h/domingo das 9h às 13h). O valor do ingresso é R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Para mais informações, existe o telefone (92) 3622-1880.

Foto: Michael Dantas/Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas

Teatro da Instalação

Construído durante o período da Belle Époque, também marcado pelo ciclo da borracha, o edifício histórico chama atenção com os azulejos azuis em torno do prédio arquitetônico. O Teatro sediou a criação da Província do Amazonas e também a sua transição para a Capitania, e por isso recebeu o nome de ‘Instalação’. O local ganhou notoriedade quando recebeu a ‘Ópera dos Três Vinténs’, de Kurt Weill e Bertholt Brecht, no V Festival Amazonas de Ópera.

O Teatro da Instalação é todo sinalizado em Braille e possui cabine de audiodescrição. O local tem capacidade para 214 lugares, recebendo espetáculos culturais de dança, teatro, shows e concertos. O Teatro fica localizado na Rua Frei José dos Inocentes, bairro Centro, Manaus. É utilizado para ocupação artística de quarta-feira a domingo, das 16h às 21h. 

Foto: Reprodução/Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas

Bumbódromo de Parintins

A tradicional disputa entre os bois Caprichoso e Garantido, que acontece no município de Parintins atrai turistas de diversas regiões do Brasil e do mundo, que acessam o Bumbódromo de Parintins, onde acontece o Festival. O local foi construído em formato de uma cabeça de boi estilizada e possui capacidade para cerca de 25 mil espectadores. O espaço foi inaugurado em 1988, mas em 2013 passou por uma completa reestruturação, transformando-se em Centro Cultural.

O espaço recebeu adaptação em Braille através de sinalização, além de rampas e elevadores para cadeirantes, para melhor atender os espectadores. O Bumbódromo fica na Avenida Nações Unidas, no bairro Centro, Parintins. O local é aberto a visitações de segunda a sexta das 8h às 11h e 14h às 20h. Aos sábados das 9h às 11h e das 14h às 18h.

Leia mais: Bumbódromo: conheça a arena que sedia a disputa dos bumbás Garantido e Caprichoso no Amazonas

Foto: Reprodução/Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas

E aí? Conhece algum outro ponto turístico que deveria entrar na lista?
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Oficina de cinema em Manaus promove integração cultural e dá voz a jovens migrantes e amazonenses

O projeto contou com 44 alunos, que aprenderam desde a concepção de ideias e roteiros até a produção, captação e edição de vídeos, utilizando apenas celulares.

Leia também

Publicidade