De acordo com o secretário da SEI, Dilson Igarikó, o objetivo é facilitar o entendimento das lideranças de comunidades indígenas sobre o direito e uso das terras, para que possam explorar o etnoturismo e o turismo ecológico.
“O objetivo desse evento é trazer um diálogo e realizar consulta prévia para esclarecer junto com as comunidades indígenas quais turismos poderão ser desenvolvidos nas comunidades, conforme as suas potencialidades. Serão discutidos agropecuária, serviços que poderão ser oferecidos a turistas conforme os anseios da comunidade”, assegura.
Manaus também realiza um evento com a mesma temática. O workshop sobre “etnoturismo”, na capital amazonense, acontece na quinta-feira (24), no Les Artistes Café Teatro, no Centro Histórico, a partir das 13h30.
Os eventos são abertos ao público e têm entrada gratuita.
Palestras
As palestras vão iniciar às 13h30, com Ícaro Costa falando sobre “Empreendedorismo e Gastronomia”. Em seguida, será a vez da professora Selma Batista, que apresentará a palestra “Turismo em Áreas Urbanas”, às 14h10. Por fim, Amilton Gadelha ministra sua palestra por volta das 14h50. A programação encerra às 15h30, com uma mesa-redonda.
As inscrições podem ser feitas enviando nome completo, instituição e telefone para o e-mail manauscult.inscricao@gmail.com. Também poderão ser feitas no dia do evento. O limite é de até 100 participantes. No final do encontro, serão entregues os certificados com carga horária.
O Workshop de Turismo reúne alunos, professores, especialistas, profissionais do trade turístico, agentes do turismo e de atividades relacionadas à área e o público em geral. O último encontro realizado ocorreu em março deste ano, abordando o tema “Plataformas digitais e o Turismo”.