4 dicas do que aproveitar no Museu de História Natural de Mato Grosso

Com 17 anos de fundação completados em 2023, o Museu reúne experiências culturais e de lazer para os visitantes.

Com 17 anos de fundação completados em 2023, o Museu de História Natural de Mato Grosso (MHNMT) reúne experiências culturais e de lazer para os visitantes. Além de oferecer oficinas gratuitas, o espaço possui trilha sensorial e biblioteca. 

Na trilha sensorial do Museu que funciona no jardim, a proposta é oferecer estímulos táteis, visuais e olfativos enquanto é feito o caminho de experiências pela natureza do local. O roteiro também inclui um painel com reproduções de arte rupestre adaptado para pessoas com deficiência visual.

Fachada do Museu de História Natural. Foto: Thiago Zina

Outro atrativo do museu é a Biblioteca Maria Lúcia Franco Pardi, em memória à renomada arqueóloga brasileira, que atuou em defesa do patrimônio cultural. O espaço conta com livros de geologia, arqueologia, povos indígenas, infantis e outros temas relacionados à história natural. As obras estão disponíveis para leitura no local.

O público pode participar de oficinas e atividades na área externa do Museu, o espaço cultural possui uma exposição permanente de arqueologia e paleontologia, e duas réplicas em tamanho real de dinossauros, que ficam na área externa. Em relação às oficinas e atividades ao ar livre, o acesso é gratuito, mediante inscrição pela internet para participar.

O Museu é um espaço cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), que funciona em gestão compartilhada com o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss).

Obra de acessibilidade do Museu de História Natural. Foto: Thiago Zina

O museu

O Museu de História Natural de Mato Grosso (MHNMT), fundado em 2006, salvaguarda um acervo de grande importância histórica, científica e cultural, sendo referência nacional no estudo da Megafauna. 

Além de uma exposição permanente, o museu também promove exposições temporárias e uma programação repleta de atividades educativas.

A missão do Museu é ser um espaço de memória, divulgação e pesquisa da pré-história e das culturas de populações tradicionais mato-grossenses, além de sensibilizar a população sobre a urgência da proteção ambiental e da construção de hábitos sustentáveis. 

Réplica de dinossauro do Museu de História Natural – Foto: João Felipe

Serviço

Endereço: Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá (MT).

Funcionamento: Quarta a sábado, das 8h às 18h.

Entrada: Exposições de longa duração: R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia). 

Domingos e feriados: Gratuita aos domingos e feriados. Área verde, parquinho, café e atrações: gratuito.

Inscrições: Somente para oficinas AQUI

Mais informações: Instagram @museuhistorianaturalmt 

*Com informações do Governo de Mato Grosso e Museu de História Natural de Mato Grosso

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade