Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Sábado, 08 Mai 2021

Consciência Limpa: responsabilidade socioambiental na telinha do Amazon Sat

Com o intuito de proteger a flora e fauna da região, o Grupo Rede Amazônica desenvolveu o projeto “Consciência Limpa”, que realizou uma série de ações pela Amazônia. Agora, em formato de programa de televisão e transmitido pelo Amazon Sat, o projeto visa debater temas atuais e que podem impactar a vida dos amazônidas de forma positiva.


Com 13 episódios, o programa “Consciência Limpa” é apresentado pela jornalista, Debora Holanda, que passou a conhecer uma nova realidade através dos temas debatidos semanalmente. "Vai um pouco além de levantar bandeiras e militâncias, a gente ainda tem uma cultura que não preserva tanto a natureza, somos estimulados a consumir, mas não retornar, ou seja, não temos um ciclo sustentável. E vamos trazer assuntos relevantes, além de mostrar soluções para preservar a natureza", explicou.
Debora Holanda apresenta o programa "Consciência Limpa". Foto: Andreza Maria Cunha/Amazon Sat
Para a produtora do Amazon Sat, Jullie Pereira, as pessoas ainda tem pouco acesso aos assuntos que permeiam o meio ambiente, e o “Consciência Limpa” entra como um condutor de informação. “Um programa que fala sobre meio ambiente e sustentabilidade é necessário para criar uma consciência critica. Os temas são pensados e estudados para serem acessíveis para os telespectadores”, disse.Sobre o programa que mais gostaram de gravar até o momento, tanto a apresentadora, quando a produtora concordam que foi o primeiro. “Gravamos na Comunidade Três Unidos, e foi uma experiência incrível. Tivemos contato com pessoas que vivem uma outra realidade. Fora que a nossa equipe se divertiu bastante conhecendo a rotina dos ribeirinhos”, contou Jullie.
Gravação do primeiro programa "Consciência Limpa". Foto: Andreza Maria Cunha/Amazon Sat
 
HorárioO “Consciência Limpa” vai ao ar, todas as sextas-feiras, a partir das 20h (horário de Manaus), pelo Amazon Sat, com reapresentações às terça, 9h30 e 17h30.Amazon SatO Canal que é a cara e voz da Amazônia e do amazônida, pode ser assistido por mais de 50 cidades na região, por TV Aberta e a cabo.Em Manaus (AM), canal digital 44.1, em Porto Velho (RO) no canal digital 22.1, em Boa Vista (RR) no canal 23.1, em Rio Branco (AC) no canal 31.1, e em Macapá (AP) no canal 29.1. Em Belém (PA) pela ORM Cabo, canal 24, ou através do youtube.

Edson Paiva – Uma história no Rádio e na TV

Entre tantos títulos dos programas produzidos e apresentados por Edson Paiva, este foi o de maior destaque, “Esta Noite Feliz de Todos Nós”. Esse era o título de um programa que fez muito sucesso na década de 1970. Embalado pelo som da Jovem Guarda, a qual era grande sucesso na época, esse programa era obrigatório, todos os sábados, quando Manaus ainda não tinha televisão. Foi um tempo em que as rádios comandavam a programação. No comando, um disque-jóquei de voz firme, porém, agradável, que tratava as meninas da época por “guria” e prendia a atenção dos seus ouvintes. Seu nome Edson Paiva, esse amigo de sempre.

Da esquerda para a direita, João Silva, Epami, cantor Carlos Alberto, Edson Paiva. Década de 1960 | Foto:Maria da Conceição Corrêa Paiva/Acervo Pessoal


Foram mais três décadas atuando no rádio, em Manaus. Edson Ribeiro Paiva, amazonense, de Manaus, capricorniano e, naturalmente, torcedor do Clube de Regatas do Flamengo. Sua primeira participação no rádio foi em 26 de março de 1956. Edson Paiva comentava sempre como fato inusitado. À época, a rádio Rio Mar que, funcionava no antigo Iapetec, estava contratando locutores comerciais. Duzentos candidatos fizeram a inscrição, dentre eles, Edson Paiva e Deni Menezes, por ironia do destino, Deni Menezes não fora classificado e, mais tarde, transferiu-se para o Rio de Janeiro, tornando-se repórter esportivo da Rede Globo.


No dia seguinte, o grupo de amigos de Edson e Deni que costumava reunir-se na Praça Dom Pedro II, em frente a antiga sede da Prefeitura Municipal parabenizava Edson Paiva, afinal, ele havia sido escolhido Wilma Pinheiro, considerada, à época, a mais bela voz feminina que o rádio amazonense já projetou.

Primeira visita de Roberto Carlos à Manaus. Edson Paiva, Nonato Oliveira, Roberto Carlos, Luiz Fabiano e Epami. 1968 | Foto: Maria da Conceição Corrêa Paiva/Acervo Pessoal


Sob a direção de Alfredo Fernandes, a rádio Rio Mar era, naquele período, uma das maiores audiências do rádio em Manaus e, após alguns anos na emissora, Edson Paiva resolveu acompanhar com a amizade muito próxima de Deni Menezes, que se encontrava no Rio de Janeiro e trabalhava aquele tempo na área de esporte da Rádio Nacional. Inicialmente, Deni Menezes tentou ingressar na Rádio JB, onde Alberto Cury comandava uma equipe de primeira linha que, posteriormente, cedeu aos argumentos de Deni Menezes, da equipe de esporte da Rádio Nacional. A primeira participação de Edson Paiva como repórter de campo ocorreu no jogo Flamengo e Vitória da Bahia, com o Flamengo vencendo a Bahia por 4x1, em partida realizada em Teixeira de Castro. Além de integrar a equipe que, entre outros, contava com Jorge Cury e Oswaldo Moreira, Edson Paiva apresentava o musical Philips, no Rio de Janeiro, de grande audiência à época e tomava parte da resenha esportiva Três no Mundo da Bola. Edson Paiva comentava orgulhoso com os amigos que, em certa ocasião, faltou o terceiro apresentador e o programa foi ao ar com sua participação e de Deni Menezes, o que motivou uma declaração escrita por Deni no livro da Rádio Nacional (pela primeira vez dois amazonenses apresentam juntos um programa no Rio de Janeiro).


Edson Paiva não esquecia sua cidade natal e resolveu voltar a Manaus. A Jovem Guarda já começava a alcançar as paradas de sucesso, era comum, naquele tempo, os jovens usarem cabelos compridos. Roberto Carlos fazia sucesso com a música O Calhambeque, e, nesse período, Edson chega a Manaus e, naturalmente, outra vez voltou a trabalhar na Rádio Rio Mar.

Edson Paiva e Jerry Adriani | Foto: Maria da Conceição Corrêa Paiva/Acervo Pessoal

Posteriormente, Walter Santos que era, naquela fase, o representante da CBS, deixara a companhia, passando o cargo a Edson Paiva que resolveu montar um novo programa para alcançar, principalmente, um público jovem. Nascia, assim, o programa semanal “Esta Noite Feliz de Todos Nós, que era apresentado, aos sábados, às 20 h.


Foi um programa de muito sucesso, as cartas e os telefonemas eram constantes, mostrando que o novo programa tinha conquistado o público cujo sucesso principal era os novos lançamentos da Jovem Guarda. Nas noites de sábado, Edson Paiva oferecia pelas ondas do rádio os cantores como Lenon e Lilian, Deny e Dino, Roberto Carlos, Wanderléia, Martinha, Os Vips, entre tantos, que marcaram época na Jovem Guarda.


Uma música de Jerry Adriane um dos príncipes da Jovem Guarda e foi dentro dessa perspectiva que Edson Paiva deixa a Rádio Rio Mar para trabalhar na Rádio Difusora, onde lançou o programa Viva a Juventude que manteve novo sucesso. Porém, mais adiante, saiu da Difusora para Rádio Baré, permanecendo até 1979. Edson Paiva ficou um período afastado dos microfones até 1982, pois passou a representar a Empresa CBS, em Manaus, como representante divulgador e convidado que foi para Rádio Difusora FM, por aproximadamente um ano. Mais tarde, retornou a Rádio Rio Mar, onde assumiu a direção comercial da empresa. Na década de 1980 apresentou o Jornal Baré, da TV Baré.

Maria Justina, Edson Paiva e Lino apresentando o Jornal Baré | Foto:Maria da Conceição Corrêa Paiva/Acervo Pessoal

Entre as idas e vindas, ele declarava que não podia viver longe dos microfones, a prova disso que estava de voltou ao rádio, desta vez, pelas ondas tropicais da Rádio Ajuricaba, de segunda a sábado apresentava o programa Tempo de Amar, apesar da simplicidade, tinha marca do bom gosto do apresentador. O programa destinava-se principalmente aos solitários, amantes da boa música romântica e procurava estabelecer um contato direto com seus ouvintes por telefone.


Na verdade, não podemos ignorar a força do rádio, mas será possível que um disque-jóquei evitaria que alguém cometesse um suicídio? Pois, foi possível, Edson recordava que, quando apresentava o programa, Esta Noite Feliz de Todos Nós, costumava fazer a abertura com mensagens espirituais, com Emanuel ou Andre Luis e, um dia, ele recebeu uma carta de uma ouvinte da Região do Cambixe. Na carta, a ouvinte contava que, havia sido seduzida e só não chegara ao suicídio, porque ouvia as mensagens lida no programa. Edson Paiva amou fazer rádio.

Edson Paiva, o cantor Carlos Alberto e João Silva (empresário da loja Novidade de Discos) | Foto: Maria da Conceição Corrêa Paiva/Acervo Pessoal


Foram mais de três décadas. Homem que seguia as orientações espíritas e com humildade guardou consigo as orientações do amigo Jaime Rebelo, da Rádio Baré. Em termos nacionais, afirmava que Aroldo de Andrade era o símbolo da Rádio no Brasil. Edson Paiva foi casado com Maria da Conceição Corrêa Paiva, em 28 de dezembro de 1965, fruto desse casamento nasceram dois filhos, Yara Cláudia Corrêa Paiva e Edson Ribeiro Paiva Júnior.Edson Paiva nasceu em 3 de janeiro de 1938 e faleceu no dia 03 de novembro de 2013, escrevendo uma belíssima história do Rádio Amazonense.


Como renasceu o amor ...

“... Estava eu no aeroporto de Ponta Pelada, nos idos de 1962, para recepcionar uma tia que chegava do Rio de Janeiro, quando me deparo com a bela figura de um rapaz, também chegando do Rio.
Estávamos todos aguardando que passasse o temporal que se abatera na cidade quando, para minha surpresa (e alegria), o belo rapaz se aproxima de mim e se apresenta. Então, passamos a conversar assuntos triviais, apenas para justificar a aproximação.
Na época ainda não dispúnhamos da tecnologia de celulares e nem eu possuía telefone. Então, combinamos um encontro na boate de domingo, no Atlético Rio Negro Clube, que funcionava no Parque Aquático, entre 20 h e 23 h.
No domingo seguinte, para minha tristeza, o belo rapaz que se chamava Edson Paiva, não apareceu. Então pensei: “quem sou eu para chamar a atenção de um moço recém-chegado do Rio” ... Enfim ...  
Mas ... no domingo seguinte ... estava no Parque Aquático quando vejo surgir Edson Paiva! Dançamos, conversamos, combinamos novo encontro.
Nesse novo encontro, eu que já estava caidinha pelo moço, ele me disse que tinha resolvido não voltar mais para o Rio de Janeiro, para se estabelecer em Manaus, onde morava sua família.
Mas ... (novamente o mas ...) não continuaríamos com nossos encontros, pois iria recomeçar do zero e não poderia assumir um compromisso comigo.
Então eu, audaciosamente, perguntei: “Eu não posso fazer parte desse recomeço?”
E foi assim que nosso Amor se reencontrou por 50 anos, nesta vida e, que seguirá pela eternidade, porque a Vida continua ...
Eu sou Conceição Paiva e esta é a nossa história.



*Informações cedidas pela senhora Maria da Conceição Corrêa Paiva.

Aruanas': conheça os personagens da nova série gravada no Amazonas

Aruanas, a nova série original do Globoplay, está disponível completa na plataforma, e nesta quarta, (3), o primeiro episódio será exibido na Globo logo após Cine Holliúdy. Com lançamento global em mais de 150 países e alerta sobre a Amazônia, Aruanas tem em seu elenco as atrizes Débora Falabella, Leandra Leal, Taís Araujo e Thainá Duarte.

Primeira transmissão de TV no Brasil é retratada pelo Museu em Movimento, na Rede Amazônica

O projeto Museu em Movimento, da Fundação Rede Amazônica, deu mais um passo importante, nesta quarta-feira (19), lançando a exposição "1ª Transmissão de TV no Brasil", em comemoração aos 68 anos de início das transmissões de televisão no país.

Foto: William Costa/Portal Amazônia

Marjorie Estiano faz balanço sobre trabalho em série de TV: ‘Saio amadurecida’

Prestes a se despedir de “Sob pressão”, que está em sua última temporada, Marjorie Estiano faz um balanço do trabalho na pele da doutora Carolina. 

De licença-maternidade, Isis Valverde já tem data para voltar às novelas

Ainda de licença-maternidade, Isis Valverde está reservada para "Amor de Mãe", trama das 21h de Manuela Dias que terá direção artística de José Luiz Villamarim. A atriz deu à luz Rael em novembro do ano passado. Seu último papel na TV foi a Ritinha de "A Força do Querer".
Foto: Reprodução/Gshow

Presença rara em novelas, Regina Casé estará no elenco. Ela viverá a mãe de Cauã Reymond na história, que deverá suceder a "Dias felizes", de Walcyr Carrasco, no segundo semestre. Chay Suede e Taís Araújo também foram escalados. Saiba mais no iBahia.

Com cinco episódios, série documental mostrará história da música do Amapá

A história da música popular do Amapá vai virar filme. É isso que planeja uma série documental de cinco episódios que está sendo produzida pelo Núcleo de Produção Digital Equinócio (NPD), com previsão de lançamento no aniversário de 262 anos de Macapá, em fevereiro de 2020.

Cada episódio terá duração de 26 minutos e contará histórias dos bastidores da cena musical amapaense, abordando grupos, movimentos e ritmos que fizeram história no estado. Mestre Oscar, grupo Mocambo, Pilão, Movimento Costa Norte, rock, marabaixo, batuque , zimba, zouk love, merengue e cacicó são alguns dos temas que a série irá documentar nos capítulos.

Foto: Reprodução/Rede Amazônica

De acordo com Ana Vidigal, gestora do NPD, a ideia partiu da vontade em deixar registrada uma parte importante da memória do Amapá.

"É um anseio que a gente vinha pensando há algum tempo, por entender que é muito importante o NPD promover o resgate da memória do estado e com isso contribuir com esse acervo. Escolhemos a música por ser uma das mais importantes representações culturais do ", explicou.


A produção ainda está em fase de pesquisa, colhendo depoimentos para a construção do roteiro. Os músicos Osmar Júnior e Fernando Canto participam como consultores, na intenção de passar o máximo de veracidade possível às histórias.

"Tudo que for feito pela música amapaense para fazer com que ela viva brasileiramente é muito bom. E esse projeto vem ao encontro disso, fazer com que a música amapaense seja ouvida pela grande maioria desse país", opinou Canto.

Na elaboração da narrativa dos episódios serão usadaa imagens de arquivo, depoimentos e reconstituição de momentos históricos. As gravações estão previstas para iniciarem em junho deste ano.

O Tempo não Para: Mateus captura congelados com a boca na botija

Tudo corria conforme o planejado para a fuga da família Sabino Machado e dos agregados. A ideia era deixar a mansão, enquanto os manifestantes a favor dos congelados faziam barulho na frente da casa para distrair os militares e a equipe de Petra (Eva Wilma). Mas, algo dá errado e os fugitivos são pegos com a boca na botija. 

Os Sabino Machado e os agregados dão início ao plano de fuga. Eles conseguem até mesmo sair da mansão por um buraco no telhado. Porém, durante a fuga, o capitão Mateus (Raphael Vianna) percebe que tem algo errado e que não há ninguém de olho nos congelados.


Foto: Reprodução/Gshow

“Essa manifestação. Claro, é pra desviar a nossa atenção da casa!”, Mateus conclui. “O que está dizendo?”, Petra tenta entender. “Isso é um plano de fuga, doutora, que está em andamento!”, ele explica.

Mateus comanda uma invasão a casa e vai à procura dos “fugitivos”. Dom Sabino (Edson Celulari) percebe que, mesmo do lado de fora, todos estão cercados e sugere que Menelau (David Junior) fuja. O ex-escravo reluta, mas acaba seguindo o concelho do patriarca.

“Fuja, Menelau!”, Dom Sabino diz. O clima é de apreensão até que os militares chegam e encontram todos.

'O Sétimo Guardião': protetores se revoltarão com Gabriel

Tudo começará depois que eles descobrirem que o rapaz revelou o segredo da irmandade ao padre Ramiro (Aílton Graça). Feliciano (Leopoldo Pacheco), Machado (Milhem Cortaz), Aranha (Paulo Rocha), Milu (Zezé Polessa) e Ondina (Ana Beatriz Nogueira) irão, então, ao casarão e colocarão Gabriel contra a parede.

Foto: Reprodução/TV Globo

- Por que você falou da fonte para o padre? - perguntará Feliciano.

- O momento me exigiu isso! - responderá Gabriel.

- O momento exigia se resguardar, não se expor! - retrucará Ondina.
- Ainda mais depois do que Eurico (Dan Stulbach) fez. Ele entregar tudo para o padre em confissão é uma coisa. Outra é você confirmar o que ele disse e ainda abrir o jogo! - reclamará Milu.

Gabriel revelará ainda que convidou o padre para substituir Eurico na irmandade e deixará o grupo ainda mais perplexo.

- Não tenho nada contra! Só acho que foi meio precipitado - dirá Aranha.
- Eu também. Tomou essa iniciativa sem antes nem conversar com a gente? - perguntará o delegado.

- Desculpem se agi sem consultar vocês. Mas tive que improvisar! Não podia deixar o padre sair daqui falando sobre a irmandade - argumentará ele. Saiba mais no iBahia.

Saga 'Guerreiros da Amazônia' é adaptada para a televisão

Foto: Divulgação/TV Escola
'Amazon: Os Guerreiros da Amazônia' é uma trilogia do escritor Ronaldo Barcelos. O projeto iniciou em 2000 e levou 15 anos para poder encerrar sua história. Os livros apelam ao público infantil por meio de super-heróis com poderes dos animais da Floresta Amazônica. A saga tem cunho educacional, ensinando as crianças sobre cuidar do meio ambiente.

Três anos após o término da trilogia; os 'Guerreiros da Amazônia' voltam, mas direto para a televisão. O desenho animado contará novas aventuras dos heróis e focará em temas que possam ser usados por professores nas salas de aula, além dos assuntos que abordam o desenvolvimento sustentável e as mudanças climáticas.

O projeto também visa a doação de livros para comunidades carentes, assim podendo divertir e educar as crianças. Atualmente, com seus recursos, é feita uma doação de Dois Mil livros por ano e milhares de livros por meio de seu site. Seu objetivo é chegar a uma possível doação de 50 Mil livros por ano, assim podendo acessar mais lugares.

O desenho animado será transmitido às quartas-feiras, as 10h, pelo Canal TV Escola, do Ministério da Educação (MEC). No mesmo dia haverá reprise do conteúdo às 15h. 

*Colaborou o estagiário da Fundação Rede Amazônica, Matheus Monteiro

Lembra dele? Ator recorda papel de Anjinho, amante de Félix na TV: 'Mudei'

Lucas Malvacini, de 28 anos, tem no celular um aplicativo para acompanhar as fases da lua. O modelo e ator mineiro só toma uma decisão importante se ela estiver nova, época em que também costuma cortar os cabelos. O horóscopo é outro fiel companheiro.

— Sou muito ligado em astrologia — afirma Lucas, que anda revendo sua maneira de viver. — Assumir o controle do barco foi a premissa para novos mares. Descobri que o presente é o único que realmente significa algo.

O mineiro, natural de Juiz de Fora e radicado no Rio há cinco anos (ele mora na Tijuca), ficou conhecido após participar da novela "Amor à vida", em 2013. Na trama, ele interpretava Anjinho, amante de Félix (Mateus Solano).

— A gente não escolhe personagem, essas coisas acontecem. Não passava pela minha cabeça o fato de o Anjinho ser gay. Estava focado em oferecer o meu melhor, pois era minha primeira experiência na televisão. Era para ter sido apenas uma pequena participação, sem falas, mas fui crescendo até entrar para o elenco fixo — conta ele. — Mas não sou muito reconhecido nas ruas, não! Mudei muito desde o fim do folhetim. Fiquei mais forte e a barba cresceu.


Foto: Divulgação

Agora, Lucas está no ar na sitcom "A vila", no canal Multishow, ao lado de Paulo Gustavo. Paralelamente, ele segue embalado na carreira de modelo. Desde os 17 anos, ele circula com maior desenvoltura pelo mundo da moda.

— Fui até modelo de prova da Ralph Lauren, mas não fazia desfiles internacionais por conta da altura (1,82 m) . Meu perfil sempre foi comercial, tenho uma estrutura corporal maior — diz o rapaz, emendando com sua rotina de exercícios e hábitos alimentares. — Não faço dietas, mas evito comer carne vermelha e de porco. Faço musculação quatro vezes por semana e corro 40 minutos de segunda a sexta. Mas todo esse esforço físico é um complemento para minhas práticas mediativas. Saiba mais no iBahia.

Acabou o amor: Laureta e Karola viram inimigas em 'Segundo sol'

Foto:Reprodução/iBahia
Os guizos de Laureta (Adriana Esteves) e Karola (Deborah Secco), que até pouco tempo soavam em harmonia, vão entrar em descompasso em “Segundo sol”. A parceria das cobras mais peçonhentas de Salvador cai por terra, fazendo uma querer engolir a outra viva. O que elas nem imaginam é que a divergência da dupla está sendo minuciosamente orquestrada pela vingativa Luzia (Giovanna Antonelli).

— Vai ser bem difícil para Karola, porque Laureta é a pessoa em quem ela mais confiava, pra quem ela sempre corria quando precisava de ajuda. Karola agora vai ficar ainda mais sozinha. O único que terá por perto será Valentim (Danilo Mesquita) — conta Deborah.

A separação nada amigável vai mostrar o quanto uma pode ser nociva para a outra (veja quadro abaixo). A atitude de Karola, de partir para o ataque contra sua mentora, deixou sua intérprete espantada.

— Fiquei surpresa, mas, ao mesmo tempo, a relação entre as duas sempre foi tumultuada. Então, era de se esperar que em algum momento houvesse uma ruptura. E também não imaginava que seria Karola a tomar a frente dessa decisão. Afinal, ela sempre dependeu muito de Laureta — pondera a atriz.

Com a cabeça quente e sem medir consequências, Karola não percebe o quanto essa sociedade lhe fará falta.

— Ela agora vai precisar ser mais forte para lidar com os problemas sem a ajuda de Laureta. E virão situações bem difíceis pela frente. Mas sua raiva por acreditar que está sendo traída pela amiga é tão grande que ela não vai se dar conta do quanto precisa dessa parceria — reforça Deborah.

Um dos momentos mais tensos da ex-mulher de Beto (Emilio Dantas) será quando ela for desmascarada em pleno show do cantor, no ar dia 26. Por conta de uma manobra de Galdino (Narcival Rubens), novo comparsa de Luzia, o pendrive com imagens de uma transa de Karola e Remy (Vladimir Brichta) será exibido no telão. Enquanto a vilã discursa, animada, o público assiste, incrédulo, às cenas de saliência entre ela e o falecido cunhado.

— É, sem dúvida, o momento mais difícil da trajetória da personagem até agora. Todos ficarão contra ela. Até Valentim, que procura sempre compreendê-la, terá dificuldade para aceitar a situação. Há momentos em que Karola vai ficar fora de si, não vai aguentar a pressão. Estou bastante animada com essas cenas! — empolga-se a atriz.

O calvário de Karola não é lamentado por sua intérprete. Ela acredita que já estava na hora de a malvada começar a pagar por tudo de ruim que fez contra Luzia.

— Ela pagou aos poucos desde o início, mas sempre conseguia reverter para o seu lado. Agora, o cenário é bem mais difícil. Como a novela é repleta de viradas, vamos ver se Karola ainda consegue dar a volta por cima — despista Deborah.

fim da relação venenosa passo passo

Dia 17 — Início do fim

Com sangue nos olhos, Karola acusa Laureta de ter roubado seu valioso colar. As duas se esbofeteiam e juram vingança uma contra a outra.

Dia 18 — Contrato

Karola demite Laureta da função de promoter dos shows de Beto. A cafetina, irada, arranca fone, crachá e joga tudo em cima da ex-amiga.

Dia 20 — Terror

Após ser aterrorizada por Galdino, Karola sai atirando pela casa, crente de que tudo é obra de Laureta. Ela pede trégua à vilã, mas volta atrás.

Dia 21 — Podres

Karola se choca ao ouvir Beto dizer que sabe do roubo do bebê. Crente que Laureta abriu o bico, ela se une a Roberval (Fabricio Boliveira).

Dia 22 — Prisão

Laureta é presa, após Karola contar a Roberval que ela esconde drogas em casa. Ele a entrega à polícia, que a prende em flagrante.

Dia 24 — Mais tapas

Laureta sai da cadeia e vai à casa de Karola, que confirma ter denunciado a cafetina. As duas se engalfinham, e Beto tem que separá-las.

Em "Segundo Sol', Rosa revela a verdade sobre filho perdido de Luzia

Depois de ser muito pressionada, Rosa (Letícia Colin) conta a Ícaro (Chay Suede) que Valentim (Danilo Mesquita) é o filho perdidode Luzia (Giovanna Antonelli) e Beto (Emilio Dantas) em “Segundo sol”. "É esse o segredo que Laureta (Adriana Esteves) e Karola (Deborah Secco) escondem a todo custo, todos esses anos... Valentim é o bebê que Karola roubou de Luzia", diz ela.
Foto:Reprodução/iBahia
Ícaro fica em choque: "Você descobriu essa tramoia e ficou chantageando Laureta, foi assim que você conseguiu ser promovida, não fazer mais programa... é assim que você arranca dinheiro dela até hoje, não é? Tipo os outros que se danem, você tava se dando bem, é isso mesmo?". "Você não queria que eu contasse meus podres, então, é isso mesmo. Chantageei, escondi, menti, me dei bem, é essa pessoa que eu sou", fala ela.

Rosa conta tudo que sabe sobre os crimes de Laureta e Karola. "Então é tudo verdade... a história de minha mãe é toda verdade...eu achando que era invenção, maluquice dela, achando que ela se fazia de vítima, duvidando de tudo... ela foi vítima sim, todo esse tempo...foi perseguida por aquelas duas desgraçadas a vida toda", se dá conta Ícaro. "Era tudo verdade sim, Ícaro, Karola e Laureta perseguem Luzia, sempre perseguiram, ferraram com a vida dela", responde Rosa.

Ícaro fala que vai dar todo o amor para o bebê que ela está esperando, mas que eles não têm mais chance de ficar juntos. "Tá certo. Seu direito... Por favor, conte logo pra Luzia que Valentim é o filho dela e de Beto... eu não tenho cara de falar isso pra ela... Só mais uma coisa que preciso lhe dizer, Ícaro, eu tenho certeza que sua mãe não matou Remy, que aquilo foi armação de Laureta também... eu não tenho provas, Laureta nunca admitiu isso pra mim, mas eu sei que foi ela, pode acreditar em Luzia, sua mãe não é uma assassina", diz ela, que deixa o casarão e vai embora.

Laureta revela estupro e mata Galdino em 'Segundo Sol'

Foto:Reprodução
Nos próximos capítulos de "Segundo Sol", depois de revelar que foi estuprada por Galdino (Narcival Rubens), Laureta (Adriana Esteves) matará o capanga. Tudo começará quando a vilã descobrir que o criminoso se aliou a Luzia (Giovanna Antonelli). A cafetina, então, o convidará para jantar com o objetivo de tentar matá-lo.

- Você me apresentou a essa profissão. Se hoje sou Laureta Bottini, devo muito disso a você. Você não só me botou no caminho da prostituição, como foi meu primeiro homem. Quando gostava da fruta! Bons tempos - afirmará a megera durante a conversa.

Laureta, então, fará questão de lembrar que deu a Galdino uma nova identidade para que ele deixasse para trás o passado como torturador. - Por sua causa consegui recomeçar uma vida. E realmente eu devo tudo a você - reconhecerá ele.

Realmente, você deve. Ainda mais considerando que eu lhe estendi a mão quando devia ter lhe cravado uma faca no coração, porque você não só me estuprou como me obrigava a satisfazer os desejos dos seus coleguinhas que viviam naquela casa dos horrores, aqueles torturadores, todos uns monstros, assustadores. E eu, quase uma criança, filha de um preso político. Quanta maldade - revelará a cafetina.

Os dois continuarão falando sobre o que viveram juntos, até que Laureta acusará o capanga de ser um traidor. Ele, então, sacará uma navalha e partirá para cima da megera. Neste momento, Rosa (Leticia Colin) aparecerá e golpeará Galdino, que cairá no chão. Laureta agirá rápido e pegará um estojo com uma seringa. - Você achou que dava conta de mim, que podia me matar, que podia acabar comigo? Coitado de você, seu calango maldito - dirá ela, que dará uma injeção entre os dedos do pé de Galdino.

Ao ver o homem morto, Rosa vai se desesperar: - Meu Deus, meu pai do céu. O que foi que você fez? Você matou Galdino. Eu sabia que você era ruim, mas você é uma assassina! Assassina! Você matou Galdino, Laureta!

A moça afirmará que Laureta envenenou Galdino e que a polícia investigará o crime. - Preste atenção: não vai ter inquérito nenhum porque não tinha veneno nenhum naquela seringa, entendeu? Não tinha nada, literalmente. Nada. Tinha só ar. Você sabia que uma pessoa pode morrer com ar na veia? Agora é só você dizer que Galdino caiu da escada quando estava tendo um ataque cardíaco e morreu. Não vai ter investigação, não vai ter inquérito, não vai ter nada! Aprenda com quem entende do assunto - encerrará Laureta.

Reviravolta em 'Segundo sol': Laureta é irmã de Remy

Foto:Reprodução
Parte do passado de Laureta (Adriana Esteves) vêm à tona em “Segundo sol”. Ela é filha de Nestor (Francisco Cuoco) e entregou o pai para a repressão para se vingar dele. “O senhor dedicou sua vida à sua causa. Quis salvar o mundo e deixou pra trás os seus filhos”, diz ela ao pai. "Você, minha própria filha, me entregou pra repressão praquele monstro do Rossini. Por sua causa é que perdi minha vida, fui torturado, fiquei anos preso, fui pro exílio", diz ele. "O senhor esquece que foi o senhor que acabou antes com a minha vida?", fala Laureta.

Ela se refere ao caso do pai com Naná (Arlete Salles). Quando descobriu que o pai tinha tido um filho com outra mulher, Laureta contou à mãe, que surtou e sumiu. "Ela pirou porque o senhor traía ela! A coitada ficou louca! Foi o casinho que vocês dois tiveram que acabou com a minha vida!", diz Laureta. Naná se defende e diz que Dulce (atriz ainda não escalada) sempre foi psicótica e esquizofrênica. "Eu estava lá, eu sei o que minha mãe sofreu quando descobriu que a senhora e meu pai estavam tendo um caso", continua Laureta.

Nestor fala que já estava separado da mãe ela. Naná completa: "Ela que não quis aceitar a separação, não distorça as coisas, Laureta!". "A senhora é uma biscate, safada, que deu em cima de meu pai, sim, destruiu a nossa família, mas o que vai volta, e é por isso que a senhora e sua família ainda vão pagar muito caro por isso!", grita Laureta.

Sozinha, ela acabou nas mãos de Galdino (Narcival Rubens), que torturou Nestor e Naná. Lau virou vítima de estupro dele e dos amigos: "Você acha que foi só você que sofreu na mão desse homem? Eu comi o pão que o diabo amassou na mão de Galdino e da turminha dele, depois que o senhor foi preso! Imagine, eu, filha única, órfã, no meio deles!".

Nestor diz que Laureta mesma foi a culpada de tudo que aconteceu com ela. "Eu só fui pego porque você, minha própria filha, me denunciou! E depois ainda se juntou a Galdino e sua turma, um bando de degenerados! Você serviu a todos eles, de todas as formas, aqueles depravados, aqueles sujos!", diz. Laureta se magoa: "Eu fui vítima, meu pai! Vítima! Você tem que entender: depois de um tempo na mão dessa gente, você faz qualquer coisa que eles lhe mandarem! Qualquer coisa pra não apanhar mais, pra não ser abusada mais uma vez, pra não morrer!".

Início das gravações de 'Verdades Secretas 2' é adiado

Foto:Reprodução/iBahia
Após confirmar, em agosto deste ano, o retorno de uma das séries mais comentadas da Globo,o autor Walcyr Carrasco precisou 'segurar no freio' e adiar as gravações de 'Verdades Secretas 2' mais uma vez.

A decisão, de acordo com a colunista Patricia Kogut é motivada pela nova demanda de Carrasco: ele vai precisar  lançar uma novela das 21h logo depois de 'O Sétimo Guardião'. A trama estava prevista para 2019 e, agora, será para 2020.

Ainda de acordo com Kogut, oficialmente, a Globo dizia que “Verdades secretas” era só um plano ainda não aprovado. Mas o projeto estava andando. Seu diretor artístico, André Felipe Binder, vinha fazendo sondagens de elenco informais.

Chegada de mãe de Laureta provoca virada em Segundo Sol

Foto:Reprodução/iBahia
mãe de Laureta (Adriana Esteves) aparecerá em “Segundo Sol” marcando mais uma guinada na novela de João Emanuel Carneiro.

Com isso, o público entenderá certas motivações da vilã, que precisará fugir da polícia e se abrigará na casa dela. A atriz que fará a personagem ainda não foi escalada.

Nos próximos capítulos da trama das 21h, Laureta será presa e acusada de tráfico de drogas. 

Temos que ouvir as bombas', diz Vivian Amorim sobre críticas ao Vídeo Show

Foto:Reprodução
Em entrevista à revista 'Quem', a apresentadora Vivian Amorim disse que encara com profissionalismo as críticas que o 'Vídeo Show' tem sofrido desde que ela e as ex-BBBs Ana Clara e Fernanda Keulla assumiram a apresentação do programa. As sisters contam ainda com a companhia da atriz Sophia Abrahão no vespertino. A manauara afirmou que procura enxergar essas mensagens de forma positiva.

"Eu acho que faz parte. Tudo nessa vida tem os dois lados. A gente precisa ouvir essas críticas construtivas para melhorar também. Se a gente só ouvir elogios, vamos achar que está tudo ótimo e não vamos melhorar. Existem muitas críticas construtivas, inclusive, da própria imprensa, que eu levo em consideração. Acho que faz parte e estamos abertas a ouvir o que as pessoas acham que devemos melhorar. Agora quando é crítica com xingamentos, não faz sentido. O público de reality show é muito competitivo, mas ele tem que entender que quando estamos trabalhando juntos, não precisamos necessariamente competir. A gente está muito feliz e quer que o público entenda que essa união existe dentro e fora do estúdio. Mas a gente mesmo se critica. A gente se assiste, se opina, dá opinião uma para a outra. Estamos em uma fase de crescimento. Temos que ouvir as bombas para melhorar", explicou.

Vivian disse ainda que conta com o apoio de uma profissional: "no início do ano, quando entrei na Rede BBB, eu já comecei a fazer fono e é engraçado porque como ela é completa. Ela consegue nos ajudar com postura e várias outras coisas. As pessoas acham que a fono só trata da voz e não. Ela nos ensina as técnicas de como se posicionar para a voz sair de forma melhor. É muito legal. Quando a gente foi para o ao vivo, ela continuou fazendo esse trabalho com a gente e nós continuamos alguns cursos no Rio também, principalmente porque nós fazemos um ao vivo sentadas. Isso é diferente".

Questionada sobre os outros apresentadores da casa, ela disse que foi bem recebida. "Eu, a Ana e a Fernanda tivemos a oportunidade de ir no 'É de Casa' e conhecemos o André Marques e o Zeca Camargo. Parece que Deus colocou eles na nossa vida para dar uma força. Foi incrível receber uma força deles, que já passaram pelo Vídeo Show também. Eles nos deram dica e disseram que todo início é difícil. E é legal a gente ter essa noção que todo mundo começou um dia e precisou arriscar. Acho que vai chegar um dia que essa naturalidade vai fluir e tudo é carisma. Acho que a gente fazer o que a gente ama já é um grande passo', contou.

Em Segundo Sol, Rochelle descobrirá que sofre de uma grave doença

Os próximos capítulos de "Segundo Sol", guardam uma surpresa nada agradável para Rochelle (Giovanna Lancellotti): uma grave doença.  Após ser expulsa de casa por Roberval (Fabricio Boliveira) a vilã fará uma encenação de que ele tentou estuprá-la, acabará se machucando de verdade depois de cair sobre uma mesa.
Foto:Reprodução/iBahia
Ela será levada para um hospital e, após receber alguns curativos, começará a reclamar de formigamento nas pernas. O médico, então, decidirá fazer mais exames e descobrirá que ela apresenta um quadro da Síndrome de Guillain-Barré. Edgar (Caco Ciocler), Karen (Maria Luísa Mendonça), Zefa (Claudia Di Moura) e Manu (Luísa Arraes) irão juntos dar a notícia à jovem.

- Já posso ir para casa? Eu estou me sentindo melhor, quero ir embora, hoje tem um bazar de roupas vintage na casa da Marcelle que eu quero cobrir para o vlog, já que tá à toa na vida me leva lá, sugar daddy? Minhas amigas socialites adoram você, sempre faz sucesso com elas! - dirá Rochelle.

- Você não pode sair daqui, Rochelle, vai começar um tratamento muito importante hoje - responderá Manu.

- Quem você pensa que é para mandar em mim, garota? Só porque é uma estudantezinha de medicina se sente no direito de...

- Rochelle, filha, presta atenção, aquela suspeita do doutor Cícero se confirmou, você tem a síndrome de Guillain-Barré - interromperá Edgar.

- Manda refazer esse exame. Esse resultado deve estar errado. Não é verdade... não pode ser verdade! Eu tô me sentindo bem. Tô ótima!

- Os exames confirmaram, mas você vai ficar boa, eu tenho certeza, o doutor disse isso! Só que tem que ser forte e se dedicar ao seu tratamento, filha, a gente vai lhe ajudar, mas você precisa se ajudar também! - acrescentará Karen, deixando a filha aos prantos.

HBO divulga 'spoiler' de nova temporada de Game of Thrones; confira

A HBO deu um pequeno spoiler sobre o que poderá acontecer na oitava e última temporada de "Game of thrones". O canal por assinatura lançou um trecho bem curto da nova etapa do programa, ao lado de trechos de atrações como "True detective", que terá o ator Mahershala Ali como protagonista, e "Big little lies", que contará com participação de Meryl Streep.

No entanto, o grande sucesso "Game of thrones", que chega a sua temporada final, provocou o maior frenesi. No trecho divulgado, Jon Snow (Kit Harington) aparece abraçando sua irmã, Sansa Stark (Sophie Turner) de volta onde tudo começou em Winterfell.

A atração está programada para estrear em 2019. A HBO já está preparando os spin-offs para o que tem sido seu programa de TV de maior sucesso de todos os tempos.