Manaus 30º • Nublado
Sábado, 28 Janeiro 2023

A luta de minha querida amiga

Ela luta contra a dor, com a força de seus aliados superiores. Eles não deixam de corresponder. A dor se vai novamente, mesmo que prometa voltar.

Desenvolvimento sustentável como principal mecanismo de preservação da Amazônia

Bertha Becker, em sua obra, deixa claro que "a mera proteção preservacionista não pode mais atender às demandas de trabalho e renda. Isto porque, a partir da década de 60, a Amazônia mudou enormemente".

O Português Marçal Gonçalves Ferreira: a criação da Província do Amazonas

Sua atuação na abolição de escravatura do Amazonas foi de papel preponderante, tendo participado da Sociedade Emancipadora Amazonense

Você tem algum inimigo?

Não creio que tenha formado inimigos, pelo menos, eu não me sinto inimigo de ninguém. Mas existe um inimigo poderoso que pode passar despercebido.

​Antônio Bernardo: um português na história do Amazonas

Homem de visão extremamente comercial, era pois, numa pessoa só, o produtor, o criador e o vendedor direto do produto que lhe permitiu durante anos consecutivos ser o principal, se não o único fornecedor de carne bovina.

A nova economia da Amazônia brasileira (NEA-BR)

É preciso qualificar o que se entende por bioeconomia, para que a abordagem não fortaleça ainda mais alguns vetores de desmatamento e concentração de riqueza e renda na região.

Características profissionais que as empresas mais buscam em 2023

Nesse artigo vou falar sobre o que o mercado quer no atual contexto que vivemos, com todas as características de setores e empresas.

​Trem de chegada e de partida

Defendo que o fechamento de ciclos deve ser comemorado. Em algumas culturas, comemora-se a morte com festas em homenagem a quem parte. Para mim faz todo o sentido.

Amazonas lança plano de diretrizes e estratégias para o desenvolvimento econômico sustentável

O Plano parte da perspectiva de que o Amazonas "há muito sofre com as descontinuidades das gestões [...]".

O imigrante português Francisco Rodrigues Gomes

Gomes foi fundador do Luso Sporting Club, um marco da história de Manaus.

Em 2023, o que seria o realismo inteligente?

Até certo ponto, a confiança tem o poder das chamadas "profecias autorrealizáveis". Se eu acredito que o futuro será melhor, eu vou me mexer neste sentido.

Wilson Lima, novo mandato, novos e complexos desafios

Não se pode perder a perspectiva de que, em última instância, a região exige políticas públicas estratégicas geradoras de efetivos benefícios ao Amazonas e à Amazônia Ocidental.

Grande Benemérita Loja Simbólica Esperança e Porvir n. 1

Um século e meio iniciando homens livres e de bons costumes.

​Animais e renovação: alguns animais amazônicos têm tudo a ver com novo ciclos

Novos ciclos e renovação também são aspectos comuns na biologia de alguns animais.

Áreas aquecidas para 2023

Nesse artigo vou falar sobre as áreas com tendência de geração de oportunidades para o próximo ano, dando uma visão geral do que falta no mercado e o que precisa ser acompanhado.

O que levamos de 2022: âncoras ou raízes?

Quando lembrarmos de 2022, o que virá mais fortemente em nossa mente? Se tivéssemos que dar um título, uma manchete para o ano que termina, qual seria?

COP15 aprova 'Acordo de Paris da Natureza'

Contendo 23 metas representativas da possível transformação na relação do homem com o meio ambiente, o Marco deverá orientar as ações globais com potencial de impacto na fauna e flora até 2050.

Comandante João de Deus Cabral dos Anjos: a tragédia do navio Paes de Carvalho na Amazônia

Como foi de domínio público, pelas notícias que todos os jornais de Manaus editaram, na madrugada do dia 22 de março de 1926, foi noticiado o sinistro do vapor fluvial Paes de Carvalho da frota da Amazon River.

Mais diferenças, menos desigualdades

Os ismos estão cada vez mais fortes. Os grupos, minoritários ou não, se organizam entre iguais, em nome desta ou daquela causa, que pode até ser nobre, mas que separa, discrimina e tenta fazer o outro calar a boca.

Robério Braga participa dos 75 anos do Romance “A Selva” – Oliveira de Azeméis – Portugal (2005)

O evento contou com, pelo menos, cinquenta congressistas portugueses, além de uma grande quantidade de participantes vindos do Brasil, Alemanha, França entre outros países.